Suporte Intel Lunar Lake Thunderbolt chegará ao Linux

Os processadores Intel Meteor Lake só foram lançados na semana passada.

Claylson Martins
2 minutos de leitura

O suporte Intel Lunar Lake Thunderbolt chegará ao Linux. Enquanto os processadores Intel Meteor Lake só foram lançados na semana passada, os engenheiros da Intel Linux já estão ocupados há algum tempo habilitando os processadores Arrow Lake e Lunar Lake de próxima geração.

Os engenheiros da Intel já enviam patches Arrow Lake e Lunar Lake há meses para o kernel Linux, bem como projetos de código aberto relacionados, como as cadeias de ferramentas do compilador GCC e LLVM/Clang. No caso do suporte ao driver Arrow Lake Linux, é comum que seja apenas adicionando novos IDs PCI, enquanto o Lunar Lake tem visto mais da rotatividade de código, especialmente no que diz respeito aos gráficos integrados Xe2.

Suporte Intel Lunar Lake Thunderbolt chegará ao Linux

Mas resumindo a história, com todo esse trabalho em andamento e dada a história Linux da Intel, venha o dia do lançamento desses processadores Core de 15ª geração e, em seguida, de 16ª geração, o suporte ao Linux deve estar em ordem.

Intel Lunar Lake Thunderbolt

Os mais novos patches do Lago Lunar a caminho estão habilitando o suporte a USB4/Thunderbolt. O guru do Thunderbolt Linux da Intel, Mika Westerberg, colocou na fila o suporte para o Lunar Lake na “próxima” área de preparação do Thunderbolt.

A habilitação observa que o controlador USB4/Thunderbolt com Lunar Lake permanece semelhante ao Meteor Lake. Portanto, apenas seis novas linhas de código são necessárias desta vez para que o suporte ao Lunar Lake Thunderbolt funcione. Esse suporte, por sua vez, deve ser mantido para o próximo ciclo do Linux 6.8.

Share This Article
Follow:
Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.