Suporte Rust está sendo trabalhado para o subsistema V4L2/Media do kernel Linux

Linux 6.4 trazendo adições Apple M2 para 2022 MacBook Air, MacBook Pro, Mac Mini.

Continuam a todo vapor todo o esforço na busca de trazer o uso da linguagem de programação Rust para o kernel Linux. Neste sentido, foram enviados na quinta-feira patches iniciais para trazer a infraestrutura Rust para a estrutura Video 4 Linux 2 (V4L2) dentro do subsistema de mídia. Então, o suporte Rust está sendo trabalhado para o subsistema V4L2/Media do kernel Linux.

Daniel Almeida, da Collabora, enviou patches iniciais de suporte ao Rust V4L2 na quinta-feira. Isso fornece apenas o suficiente para trabalhar com um protótipo de driver de câmera VirtIO escrito em Rust junto com um driver de amostra Rust.

Suporte Rust está sendo trabalhado para o subsistema V4L2/Media do kernel Linux

Esses patches iniciais destinam-se apenas a iniciar a discussão sobre o suporte ao driver V4L2 Rust e o upstreaming real do suporte Rust para esses drivers de câmera ainda pode estar um pouco abaixo da linha.

Mais detalhes sobre esse esforço inicial do Rust V4L2 para o kernel do Linux podem ser encontrados nesta série de patches.

Linux 6.4 trazendo adições Apple M2 para 2022 MacBook Air, MacBook Pro, Mac Mini

Para aumentar ainda mais a empolgação da próxima janela de mesclagem do Linux 6.4 , o kernel da linha principal vê as adições da Árvore de Dispositivos (DT) para os dispositivos M2 atuais da Apple, incluindo os sistemas MacBook Air, MacBook Pro e Mac Mini. 

O kernel upstream ainda tem mais trabalho para contornar o suporte M1/M2 em comparação com o estado downstream com Asahi Linux, mas pelo menos agora com este suporte DT fornecerá algum nível básico de suporte kernel upstream para o Apple M2.

O desenvolvedor líder do Asahi Linux, Hector Martin, enviou hoje as atualizações do Apple SoC DT visando o ciclo Linux 6.4 para fazer fila na árvore SoC antes da abertura da janela de mesclagem no final do mês.A principal adição a esta solicitação pull é adicionar a série Apple M2 Device Tree.

Com o Apple t8112 M2 Device Trees, há suporte para MacBook Air (2022) com tecnologia M2, MacBook Pro de 13 polegadas (2022) e Mac Mini (2023). Hector comentou sobre o patch adicionando o novo DT:

“Isso eleva o suporte de hardware das máquinas ao mesmo nível de M1 e M1 Pro / Max / Ultra. O hardware suportado inclui NVMe, PCIe, serial, pinctrl/gpio, I2C, iommu, watchdog, admac, nco, cpufreq, boot framebuffer para painéis de laptop e o controlador de interrupção.O dispositivo ethernet LAN no M2 Mac mini é o único dispositivo PCIe em funcionamento.

Os dispositivos Wlan/BT são desligados e controlados pelo SMC ainda não suportado. O ASMedia xHCI no M2 Mac mini requer firmware a ser carregado na inicialização.O principal suporte de hardware ausente para tornar esses dispositivos úteis é o controlador USB 2/3/4 integrado, teclado e trackpad nos laptops e SMC para ligar o dispositivo PCIe Wlan/BT. 

Atualmente, o M2 Mac mini não possui saída de exibição em funcionamento. Devido a mudanças no pipeline de exibição, atualmente não é possível inicializar a saída HDMI no bootloader.”

Portanto, este é um passo na direção certa, mas ainda não é realmente utilizável para os usuários finais. Aqueles que desejam a melhor experiência Apple M1/M2 Linux ainda vão querer usar uma distribuição downstream como o Asahi Linux – consulte o Wiki de suporte a recursos para ter uma ideia melhor das expectativas atuais.

Share This Article
Follow:
Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.
Sair da versão mobile