Suporte a VPN integrada do Microsoft Edge deve ser lançado em breve

A VPN Edge Secure Network do Edge usa Cloudflare e visa proteger seu dispositivo e dados confidenciais

Jardeson Márcio
3 minutos de leitura

Os navegadores de internet estão investindo na integração de VPNs e, a Microsoft deve inserir essa funcionalidade no Edge também. Inclusive, essa funcionalidade VPN integrada do Microsoft Edge poderá começar a ser lançada em breve para todos os usuários no canal estável, com alguns usuários já obtendo acesso ao recurso.

VPN integrada do Microsoft Edge

A VPN Edge Secure Network do Edge usa Cloudflare e visa proteger seu dispositivo e dados confidenciais enquanto você navega. No entanto, cabe lembrar que, essa não é uma substituta adequada para sua VPN. Ao contrário das extensões ou ferramentas VPN tradicionais, o Edge usa o roteamento da Cloudflare para criptografar sua conexão com a Internet e proteger seus dados contra ameaças online, como hackers.

O recurso está em desenvolvimento há quase um ano e finalmente está sendo lançado para usuários selecionados no canal estável do Edge. Claro, nas próximas semanas podemos ver essa VPN ser entregue para todos os usuários desse navegador, mas isso deve demorar um pouco.

Funcionamento da VPN

De acordo com os testes do Bleeping Computer, o funcionamento da VPN do Microsoft Edge é simples. Basicamente, a rede segura da Microsoft envia seu tráfego por um túnel criptografado para criar uma conexão segura. Isso significa que todos as URLs, incluindo aqueles ainda servidas por uma conexão HTTP insegura, podem ser acessadas ??para dificultar a obtenção de seus dados de navegação pelos invasores.

suporte-vpn-integrado-do-microsoft-edge-deve-ser-lancado-em-breve
Imagem: Reprodução | Bleeping Computer

A funcionalidade dessa VPN integrada te deixa mais seguro ao navegar no Edge. No entanto, conforme mencionado, a rede segura do Edge não substitui suas necessidades de VPN. Por exemplo, você não pode escolher seu local preferido e não é para streaming, então você não pode acessar o Netflix se um determinado conteúdo estiver bloqueado em seu país, por exemplo.

No entanto, você pode usar o Edge Secure Network para acessar um site Torrent bloqueado pelo ISP. Isso já é uma boa vantagem em usar essa VPN integrada, além da segurança ao navegar, claro. Com o uso de uma VPN externa, as coisas podem ficar ainda mais interessantes e a navegação ser a mais segura e privativa possível.

A VPN Secure Network do Edge é gratuita e útil e deve começar a ser lançada em breve para todos os usuários. Alguns usuários selecionados já estão fazendo uso dessa nova funcionalidade. Mas, não se preocupe, nas próximas semanas isso deve estar ativo para todos que usam esse navegador.

Share This Article
Follow:
Jardeson é Mestre em Tecnologia Agroalimentar e Licenciado em Ciências Agrária pela Universidade Federal da Paraíba. Entusiasta no mundo tecnológico, gosta de arquitetura e design gráfico. Economia, tecnologia e atualidade são focos de suas leituras diárias. Acredita que seu dia pode ser salvo por um vídeo engraçado.