SUSE anuncia fork de RHEL gratuito para preservar a escolha no Enterprise Linux

A empresa investirá mais de US$ 10 milhões para reforçar seu compromisso de inovar e dar suporte às distribuições SUSE Linux Enterprise.

À luz do drama Red Hat/IBM que está acontecendo hoje, depois que a Red Hat anunciou que restringirá o acesso a seus repositórios públicos, limitando a bifurcação do RHEL por distribuições comunitárias como AlmaLinuxOS ou Rocky Linux, a SUSE anunciou hoje que planeja oferecer uma alternativa gratuita para usuários de RHEL e CentOS.

A SUSE já desenvolve o SUSE Linux Enterprise (SLE), uma distribuição comercial baseada em RPM para empresas que desejam investir em tecnologias de código aberto, mas agora a empresa anunciou que fará um fork do Red Hat Enterprise Linux (RHEL) usando fontes disponíveis publicamente e desenvolverá um Distribuição compatível com RHEL que estará disponível para todos sem quaisquer restrições.

“Esse esforço colaborativo demonstra o profundo compromisso da SUSE em promover a inovação e fomentar o desenvolvimento voltado para a comunidade, além de reforçar os valores fundamentais do software de código aberto. Convidamos a comunidade a se engajar e colaborar ativamente para moldar o futuro deste software essencial”, disse o Dr. Thomas Di Giacomo, diretor de tecnologia e produto da SUSE.

SUSE anuncia fork de RHEL gratuito para preservar a escolha no Enterprise Linux

No entanto, não espere nada tão cedo porque a SUSE diz que este fork do RHEL será desenvolvido nos próximos anos com um investimento de mais de $ 10 milhões de dólares americanos. A SUSE também espera que a comunidade Linux e Open Source, especialmente aqueles que dependem de um clone RHEL gratuito, colaborem e se envolvam ativamente no desenvolvimento desta distribuição compatível com RHEL.

“Durante décadas, a colaboração e o sucesso compartilhado foram os alicerces de nossa comunidade de código aberto. Temos a responsabilidade de defender esses valores. Esse investimento preservará o fluxo de inovação nos próximos anos e garante que os clientes e a comunidade não fiquem sujeitos à dependência de fornecedores e tenham uma escolha genuína amanhã e hoje”, disse Dirk-Peter van Leeuwen, CEO da SUSE.

A SUSE também garantiu à comunidade Linux que está comprometida em continuar desenvolvendo e mantendo as distribuições SUSE Enterprise Linux e openSUSE. Eles estão bifurcando o RHEL porque acreditam que “a comunidade de código aberto merece escolha e liberdade do bloqueio do fornecedor”.

Share This Article
Follow:
Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.
Sair da versão mobile