SUSE Liberty Linux anunciado para ambientes Linux mistos

Claylson Martins
3 minutos de leitura

A SUSE anunciou a chegada do SUSE Liberty Linux como sua oferta de suporte para ambientes Linux mistos. E o que isso quer dizer? Bem a distribuição é voltada para empresas. Porém, na verdade, esta é mas uma opção ao já vasto leque de substitutos do finado CentOS 8. Este deixou de receber atualizações no final do ano passado e foi substituído oficialmente pelo CentOS Stream. O menlhor de tudo é que o novo sistema deve ser totalmente gratuito, a exemplo de outras alternativas no mercado como AlmaLinux e RockyLinux.

O SUSE Liberty Linux é mais um esforço para simplificar o gerenciamento de TI. Por outro lado, é o reconhecimento de que as empresas precisam de uma distribuição Linux confiável capaz de dar conta de diversas atividades, suportar o hardware e outros detalhes não menos importantes do mundo corporativo.

O código aberto tornou-se sinônimo de inovação. As razões são claras – o código aberto promove colaboração, velocidade e interoperabilidade. Mas o que acontece quando o código aberto não é verdadeiramente aberto? Ou seja, se o uso de uma solução de código aberto realmente o prende a uma determinada pilha de soluções ou o força a ficar com um determinado fornecedor? Esse potencial de “bloqueio” pode causar um pesadelo para o seu negócio, limitando sua agilidade e inibindo a velocidade da inovação. 

SUSE Liberty Linux anunciado para ambientes Linux mistos. A empresa resume sua nova oferta como:

SUSE Liberty Linux anunciado para ambientes Linux mistos
SUSE Liberty Linux anunciado para ambientes Linux mistos

O SUSE Liberty Linux é uma nova oferta de tecnologia e suporte que oferece aos clientes uma experiência de suporte unificada para gerenciar seus ambientes de TI heterogêneos. 

Com o SUSE Liberty Linux, você obtém suporte confiável com ferramentas opcionais de gerenciamento comprovadas que são otimizadas para ambientes Linux mistos, incluindo Red Hat Enterprise Linux, CentOS e, como seria de esperar, openSUSE e SUSE Linux Enterprise Server.

Portanto, o SUSE Liberty Linux tem como principal foco fornecer suporte de nível empresarial para ambientes Linux heterogêneos. A ideia, assim, é dar acesso 24/7/365 (24 horas por dia, 7 dias da semana e 365 dias por ano) por bate-papo/e-mail/telefone. Além disso, tem ferramentas de gerenciamento automatizadas que funcionam em várias plataformas e compatibilidade completa.

Eles anunciaram que a página do produto a que se referem ainda está inativa, apresentando erro (404). Portanto, será necessário esperar um pouco mais até que tudo se normalize. No entanto, por enquanto, a única forma de ter a distribuição Linux é fazendo diretamente um pedido no site do SUSE Liberty Linux.

Share This Article
Follow:
Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.