SUSE publica primeiro protótipo de plataforma Linux adaptável (ALP)

Veja como deve funcionar o sistema a partir de agora.

Depois que os engenheiros da SUSE/openSUSE começaram a falar sobre a Plataforma Linux Adaptável “ALP” como seu foco empresarial de próxima geração em Linux, na semana passada eles falaram sobre o lançamento iminente do “Les Droites” como seu primeiro protótipo ALP público. Pois a partir de agora, esse protótipo já está ativo e a SUSE publica primeiro protótipo de plataforma Linux adaptável (ALP).

O protótipo ALP Les Droites é promovido com as seguintes características:- Software: Salt pré-instalado e Ansible disponível em repositórios, permitindo aos usuários configurar e/ou gerenciar sistemas ALP de forma flexível e ágil.

SUSE publica primeiro protótipo de plataforma Linux adaptável (ALP). Conheça algumas características que já estão disponíveis:

Suporte de hardware: A linha de base da arquitetura para ALP é definida como x86_64-v2. A consideração anterior do x86_64-v3 foi recusada após a rodada inicial de feedback. Estamos considerando o suporte de x86_64-v3 e possivelmente v4 por meio da funcionalidade hwcaps.

Criptografia de disco completa.

SUSE publica primeiro protótipo de plataforma Linux adaptável (ALP).

Para facilitar o teste ALP, inicialmente a integração do Security Enhanced Linux (SELinux) é deixada de lado, mas será desenvolvida em versões futuras.

Les Droites também vem pronto para lidar com cargas de trabalho em contêineres com Podman e K3s. Estamos muito empolgados com o primeiro protótipo da Plataforma Linux Adaptável, com todos os recursos sendo implementados nesta nova abordagem para Linux de última geração, como isolar cargas de trabalho, fazer bom uso dos recursos modernos de CPU e otimizar o desempenho do hardware.

Outros detalhes importantes

Com uma abordagem centrada em aplicativos, tecnologias de contêiner e virtualização, os usuários têm certeza de que atualizações ou comportamentos não intrusivos estão interferindo na operação regular ao mesmo tempo. Você pode decidir quando corrigir o sistema e até que ponto deseja se aprofundar na granularidade, desde segurança e atualizações regulares até instalação manual e somente download.

Mais informações sobre este protótipo ALP público inicial no blog da SUSE.

Share This Article
Follow:
Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.
Sair da versão mobile