Sysprof do GNOME integra dados do agendador de CPU

O Sysprof do GNOME é uma maravilhosa ferramenta de criação de perfil em todo o sistema para ajudar os desenvolvedores a analisar gargalos e depurar outros problemas desafiadores. Este criador de perfil do sistema cobriu o kernel e o espaço do usuário, mas até o momento não forneceu nenhuma visão sobre o comportamento do agendador da CPU e, portanto, os desenvolvedores tiveram que recorrer a outras ferramentas lá. Mas para o lançamento do GNOME 45, o Sysprof integrou os detalhes do agendador de CPU.

Agora integrado ao Sysprof está o suporte para mostrar detalhes do agendador de CPU/processo em linha como parte do processo de criação de perfil. Por sua vez, isso deve ajudar na análise de várias questões.

Sysprof do GNOME integra dados do agendador de CPU

Sysprof com detalhes do agendador.

Christian Hergert trabalhou na integração de detalhes do agendador para Sysprof e escreveu uma breve postagem no blog sobre o novo recurso e forneceu a captura de tela acima.

“isso nos permite registrar quais processos estão agendados e quando e vê-los como marcas, por CPU. Isso foi solicitado ao usar/examinar dados sysprof e não foi muito difícil de implementar, então chegamos um pouco atrasados para preencher alguns de nossos 45 conjunto de recursos.”

Mais detalhes sobre as informações do agendador por meio da solicitação de mesclagem que chegou ontem. Procure a funcionalidade Sysprof atualizada junto com várias outras atualizações de aplicativos com a estreia do GNOME 45 no final de setembro.

GNOME 45

O GNOME 45 Beta foi lançado hoje como o mais recente marco de desenvolvimento do GNOME antes de sua estreia estável em setembro e chega com muita melhorias importantes. O beta do GNOME 45 foi lançado e este marco beta também marca o congelamento de UI/API/ABI/recursos para este ciclo de desenvolvimento.

Após a versão beta, haverá um candidato a lançamento do GNOME 45 no início de setembro, antes do lançamento oficial do GNOME 45.0 acontecer em 20 de setembro.

GNOME 45 Beta lançado com muitas melhorias. Entre as novas mudanças com o GNOME 45 beta estão:

  • Várias correções para o navegador Epiphany (GNOME Web).
  • O mecanismo JavaScript GJS foi atualizado contra o SpiderMonkey 115 para fornecer novos recursos JS.
  • O novo plano de fundo padrão do GNOME 45 foi integrado. Os planos de fundo do GNOME também visavam imagens baseadas em JPEG-XL neste ciclo, mas acabaram revertendo.
  • O console GNOME adicionou uma janela de preferências e viu várias correções de bugs.
  • O Centro de Controle GNOME tem um novo painel “sobre” para exibir informações do sistema.
  • Várias melhorias na configuração inicial do GNOME.
  • Melhor desempenho do GWeather em encontrar as pesquisas de localização mais próximas.
  • Sysprof foi redesenhado e reescrito desde o início para fornecer melhor integração GTK4 e novos recursos.
  • O GTK 4.12 traz melhorias de back-end Vulkan e outras melhorias de kit de ferramentas.
  • Numerosas melhorias no GNOME Shell e Mutter.

Mais detalhes sobre as mudanças beta do GNOME 45 e para baixar o código-fonte atualizado via GNOME.org Discourse.

Share This Article
Follow:
Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.
Sair da versão mobile