in

System76 cria super PC Thelio Linux

System76 acaba de levar seu PC Thelio Linux para novas alturas

System76 cria super PC Thelio Linux

Todas as outras CPUs de desktop ficaram para trás após o grande lançamento anunciado pela System 76. Estamos falando do mais poderoso computador rodando Linux já construído.   O novo Ryzen Threadripper 3990X de 64 núcleos da AMD, que agora pode ser carregado no PC Thelio Major Linux, recentemente planejado e aprimorado, da System76.

System76 aprimora PC Thelio Linux

O lançamento de sistemas novos ou atualizados, juntamente com uma versão principal do componente, como o Ryzen Threadripper 3990X, já é comum no mundo do hardware do Windows, porém inédito no ecossistema Linux.

Também implica uma estreita parceria com a AMD e acesso antecipado ao hardware, o que é crucial para qualquer OEM.

E é esse tipo de suporte de hardware de ponta que faz especialistas recomendarem continuamente a distribuição Linux da empresa Pop! _OS.


O CEO do System76, Carl Richell, deu algumas informações a Jason Evangelho, que escreve sobre Linux na Forbes, sobre o que foi necessário para preparar o Thelio para ser este monstro de 64 núcleos:

Otimizar o calor produzido por uma CPU de 280 watts e 64 núcleos foi um empreendimento de engenharia significativo, diz Richell. Adicionamos um duto grande de 5,5″ (140 mm) que aspira o ar frio pela lateral do sistema, o direciona pelo dissipador de calor e sai pela parte traseira. Isso tem o benefício adicional de compartimentar fisicamente as fontes de calor da GPU e da CPU e o ar que é puxado para esfriá-los.

System76 cria super PC Thelio Linux com 64 núcleos e muito mais

Se você quiser ver como a CPU existente é comparável com o Threadripper 3990X, o System76 criou uma página de informação bem divertida.

A página possui instruções detalhadas para a realização de três tarefas pesadas de computação – Blender, compilação do kernel e manipulação de imagens. Da mesma forma, se vangloria do tempo que o novo Thelio Major de 64 núcleos leva para realizar essas tarefas.

O novo Thelio Major já está disponível para configuração com a mais recente série Threadripper da AMD. Aqui estão as opções de compilação básicas, a partir de US $ 3798.

  • AMD Coreripper 3 de 24 núcleos 3960X
  • Memória de 16 GB DDR4 de 3200 Mhz
  • Unidade NVMe de 250 GB
  • Placa gráfica AMD Radeon RX 550
  • Fonte de alimentação de 1000 watts

Com exceção da GPU Radeon, essa coisa já é uma fera, mas imagine esta configuração máxima:

  • AMD Coreripper de 64 núcleos 3 3990X
  • 256 GB DDR 4 3000 Mhz de memória
  • 46 TB de armazenamento (SSD PCIe NVMe 3x M.2, SATA 8x 2,5 “)
  • Gráficos duplos RTX 2080Ti

Escrito por Claylson Martins

Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão.

Pesquisadores desenvolvem software capaz de ler pensamentos

Pesquisadores desenvolvem software capaz de ler pensamentos

Proton 5.0-2 lançado para corrigir falhas do Steam Play

Proton 5.0-1 lançado com Wine 5.0