in

System76 lança dois laptops Intel com Coreboot

Coreboot é um “firmware de código aberto”.

Driver para o System76 ACPI Coreboot Laptop e melhorias do laptop Huawei enviadas para o Linux 5.5

Esta não é exatamente uma grande surpresa. A empresa System76 acaba de fazer um laptop Coreboot “OSFC Edition” em pequena escala no final do verão, mas o System76 agora está anunciando formalmente dois laptops Linux que acompanham o Coreboot como uma alternativa ao BIOS proprietário. É isto mesmo. A System76 lança dois laptops Intel com Coreboot.

O System76 anunciou que agora está usando o firmware de código aberto nos laptops Galago Pro e Darter Pro. O System76 diz que seu firmware baseado no Coreboot permite que os usuários passem da tela de inicialização para a área de trabalho “29% mais rápido” do que a BIOS anterior, graças à remoção de recursos desnecessários.

System76 lança dois laptops Intel com Coreboot

System76 lança dois laptops Intel com Coreboot

Esses laptops estão usando processadores Intel de 10a geração (Comet Lake). Os preços no Galago Pro começam em US $ 949, enquanto o Darter Pro começa em US $ 999.

A System76 diz que esses laptops Galago Pro e Darter Pro atualizados começarão a ser enviados na última semana de outubro. Porém, as pré-encomendas já estão abertas no site da System76.com.

Embora seja ótimo que eles agora estejam enviando laptops baseados em Coreboot, lembre-se de que o “firmware de código aberto” ainda depende dos blobs binários da Intel em torno do FSP (Firmware Support Package) e potencialmente do ME, entre outros, dependendo de como eles configurou exatamente isso.

O suporte é semelhante ao laptop Coreboot no Purism Librem e outros laptops Intel habilitados para Coreboot. Como informamos exclusivamente, a Intel está trabalhando no potencial código aberto do FSP, mas isso ainda não aconteceu.

Portanto, esses laptops Coreboot são mais abertos do que as soluções anteriores, porém não são 100% de código aberto. Uma má notícia para os mais puristas de plantão.

Fonte: Phoronix

Escrito por Claylson Martins

Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão.

instalar-o-cacher-no-ubuntu-fedora-debian-centos-e-opensuse

Como instalar o Cacher no Ubuntu, Fedora, Debian, CentOS e openSUSE!

instalar-o-openscad-no-ubuntu-fedora-debian-centos-e-opensuse

Como instalar o OpenSCAD no Ubuntu, Fedora, Debian, CentOS e openSUSE!