in

System76 relança Bonobo WS como laptop Linux mais poderoso

Porém preço para brasileiros fica muito salgado. Confira detalhes do aparelho.

System76 relança Bonobo WS como laptop Linux mais poderoso

O laptop Bonobo WS Linux  ganha novo modelo ainda mais poderoso e com suporte a firmware Open Source. O anúncio foi feito pela fabricante System76, que também é responsável pelo sistema operacional POP!_OS. Assim, a System76 relança Bonobo WS como laptop Linux mais poderoso. A máquina ainda possui o Open Firmware baseado em Coreboot e o System76 System76 Embedded Controller Firmware. Esses recursos estão presentes em outros modelos como Darter ProLemur Pro, and Oryx Pro.

São tecnologias de código aberto que oferecem aos usuários controle total sobre o hardware. Então, é possível ter maior controle em itens como bateria, ventiladores e teclado. Além disso, eles aceleram muito o tempo de inicialização e melhoram  significativamente o desempenho geral do dispositivo.

System76 relança Bonobo WS como laptop Linux mais poderoso

System76 relança Bonobo WS como laptop Linux mais poderoso

No entanto, o Coreboot não é a única coisa a chamar a atenção. O Bonobo WS da System76 parece ser o laptop mais poderoso em sua linha. Assim, possui CPUs Intel Core i5, i7 ou i9 de 10ª geração, até 128 GB de RAM, para armazenamento NVMe de 26 TB, bem como GPUs Nvidia GeForce RTX 2060, 2070 Super ou 2080 Super.

Estamos entusiasmados com as possibilidades que o Bonobo WS abre para qualquer pessoa que precise de uma ferramenta portátil de aprendizado de máquina, disse Carl Richell, fundador e CEO. As opções de CPU e GPU ultra-potentes, quando combinadas com a vasta quantidade de armazenamento NVMe, tornam este computador com desempenho de desktop na forma de laptop.

Características

O novo laptop Bonobo WS também apresenta uma tela fosca. A capacidade dela é para 4K de 17,3 polegadas. Possui ainda touchpad multitouch, N-Key rollover RGB por teclado iluminado por tecla chiclet, Gigabit Ethernet, Intel Dual Band Wireless Wi-Fi 6. Além de tudo isso, vem pré-instalado com os mais recentes sistemas operacionais Pop! _OS 20.04 LTS ou Ubuntu 20.04 LTS.

Em termos de conectividade, o laptop vem com uma porta USB 3.2 Gen 2 × 2 Tipo C com suporte Thunderbolt 3, três portas USB 3.2 Gen 2 Tipo A, uma porta HDMI com suporte HDCP, duas portas Mini DisplayPort 1.4, uma DisplayPort 1.4 sobre porta USB 3.2 Gen 2 Type-C e um leitor de cartão MicroSD.

Outros recursos incluem:

  • bateria de íon de lítio inteligente de 8 células removível;
  • alto-falantes estéreo com subwoofer;
  • entrada de áudio 2 em 1 com suporte para microfone e saída óptica S/PDIF;
  • entrada de áudio 2 em 1 com suporte para fone de ouvido e microfone;
  • 1,0M HD (1280 × 720) webcam;
  • Kensington Lock;
  • e Intel ME (Management Engine) desabilitado.

O laptop Bonobo WS Linux pode ser configurado de acordo com suas necessidades e adquirido agora mesmo na loja online da System76. O preço deste poderoso laptop Linux começa em $ 2.399 USD. Porém, quem adquirir logo terá desconto de $ 100 USD. Além disso, também pode conseguir até $ 403 de desconto em uma possível atualização.

9to5 Linux