Categorias

Android

Games

Notícias Linux

Tutoriais Linux

Vídeos

Notícias Linux

31/10/2019 às 18:00

6 min leitura

Avatar Autor
Por Claylson Martins

Systemd tem novo logotipo

Novo Systemd 247 lançado para Linux

O mais novo recurso do systemd é … um novo logotipo. Na verdade, os primeiros sinais de mudança surgiram ainda em setembro. No final daquele mês, o silencioso Wiki do FreeDesktop.org foi atualizado, apontando para um novo logotipo. Na quarta-feira, o GitHub README também foi atualizado com esse novo logotipo.

O `systemd` é um conjunto de blocos de construção básicos para um sistema Linux. Ele fornece um gerenciador de sistema e serviço que é executado como PID 1 e inicia o restante do sistema. O `systemd` fornece recursos importantes de paralelização, usa ativação de soquete e D-Bus para iniciar serviços, oferece inicialização sob demanda de daemons, acompanha processos usando grupos de controle Linux, mantém pontos de montagem e montagem automática e implementa uma elaborada transação baseada em dependência lógica de controle de serviço. O `systemd` suporta scripts de inicialização SysV e LSB e funciona como um substituto para o sysvinit.

Systemd tem novo logotipo

Systemd tem novo logotipo

Na verdade, o Systemd não tinha um logotipo até agora. No entanto, esta novva marca de identificação pode ser considerada bastante sutil.

O novo logotipo parece ter sido introduzido de uma forma muito discreta, sem alarde. Não podia ser visto há algumas semanas. Além disso, o assunto só agora passou a fazer parte das discussões  dos commits do Wiki  e também no GitHub.

Além do novo logotipo, outros trabalhos para a eventual versão do systemd 244 incluem:

  • suporte ao controlador CPUset Cgroups v2 para restringir processos a CPUs específicas com a nova configuração AllowedCPUs =;
  • o sinal para tarefas de reinicialização agora é configurável;
  • suporte para o systemd ler a configuração opções da variável “SystemdOptions” da EFI;
  • agora as regras do udev do Chromium OS são usadas para dispositivos na lista de permissões, com suporte otimizado à economia de energia;
  • muitas adições de rede;
  • e vários outros trabalhos em andamento;
  • Ainda não mesclada, a funcionalidade systemd-homed proposta. Este é um novo componente do systemd que está focado em melhorar o manuseio do diretório pessoal.

Via Phoronix

Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.

Os comentários estão desativados.

Últimos artigos

Newsletter

Receba nossas atualizações!

Newsletter

Receba nossas atualizações!
  • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.