T2 SDE Linux 20.10 lançado após dez anos de desenvolvimento

Após dez anos de desenvolvimento, o fundador do projeto T2, René Rebe, finalmente anunciou uma nova versão estável 20.10 de seu kit de distribuição T2 Linux.  Quem chegou mais recentemente ao mundo Linux não deve conhecer o T2 SDE. Portanto, antes de discutirmos o que há de novo no T2 SDE 20.10, vamos dar mais detalhes sobre isso.

T2 é uma distribuição regular do Linux e um System Development Environment (SDE) de código aberto flexível ou kit de construção de distribuição. Originalmente, é um fork do ROCK Linux que nem existe mais.

Você pode usá-lo como um sistema operacional normal ou aproveitá-lo para construir suas próprias distribuições Linux de forma pessoal. Assim, pode usar tecnologia de ponta, pacotes mais atuais e com o suporte para compilação.

T2 SDE Linux 20.10 lançado após dez anos de desenvolvimento

A partir de agora, T2 SDE usa kernel Linux. No entanto, também vai haver uma expansão para outros kernels, como Minix, Haiku, Hurd, OpenDarwin e OpenBSD, no futuro.

T2 SDE não é apenas uma distribuição regular do Linux – é um ambiente de desenvolvimento de sistema de código aberto flexível ou Distribution Build Kit (outros podem até chamá-lo de meta distribuição). T2 permite a criação de distribuições personalizadas com tecnologia de ponta, pacotes atualizados e suporte integrado para compilação cruzada. Atualmente usa o kernel Linux – mas o T2 SDE está sendo expandido para Minix, Hurd, OpenDarwin, Haiku e OpenBSD – mais por vir.

Chegando ao mais recente T2 SDE Linux 20.10, ele recebeu atualizações em toda a linha, melhorou a compilação cruzada e adicionou novo suporte de arquitetura para ARM64 e RISC-V.

Junto com o suporte ao mais recente processador de silício Epyc e Threadripper AMD Zen, o T2 20.10 manteve o suporte a hardware vintage, como Sony PS3, Sgi Octane e Sun UltraSPARC.

Ele também enviou mais de 11743 pacotes mais atuais. Além disso, possui:

  • novos recursos;
  • melhorias e correções de bugs, incluindo o kernel Linux mais recente;
  • GCC;
  • LLVM;
  • Clang;
  • Rust;
  • X.org;
  • Wayland;
  • Firefox;
  • KDE e GNOME.

Portanto, se você quiser experimentar o novo T2 SDE Linux 20.10, pegue sua instalação pré-compilada ou imagens binárias ao vivo para mips64, powerpc, powerpc64, sparc64, x86 e x86_64 daqui.

Share This Article
Follow:
Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.
Sair da versão mobile