Tails 5.14 traz migração automática LUKS2

Esta versão também apresenta backups completos de seu armazenamento persistente diretamente do instalador do Tails.

Por
Claylson Martins
Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.

A distribuição que serve para navegação anônima Tails 5.14 foi lançada hoje como outra atualização ISO mensal que traz vários novos recursos, melhorias e componentes atualizados. A grande novidade é que o Tails 5.14 traz migração automática LUKS2.

No mês passado, o lançamento do Tails 5.13 habilitou a criptografia LUKS2 por padrão para todos os novos armazenamentos persistentes e volumes criptografados com a promessa de que versões futuras também suportariam a migração para armazenamento persistente existente e volumes criptografados de LUKS1 para LUKS2.

O Tails 5.14 agora está aqui com migração automática para LUKS2 e Argon2id para usuários do Tails 5.12 ou versões anteriores. Mesmo que o LUKS2 ofereça criptografia mais forte, os desenvolvedores recomendam que os usuários também alterem a senha de seu Persistent Storage e outros volumes criptografados com LUKS.

Falando sobre Persistent Storage, esta versão apresenta a capacidade de executar um backup de seu Persistent Storage diretamente do Tails Installer, clonando seu Persistent Storage para seu backup Tails inteiramente.

Além disso, o Tails 5.14 traz várias melhorias de usabilidade para armazenamento persistente, como uma opção na tela de boas-vindas para criar um armazenamento persistente em vez de um botão, bem como descrições para vários recursos de armazenamento persistente e uma menção ao Kleopatra no recurso GnuPG.

Tails 5.14 traz migração automática LUKS2

Além disso, o Tails agora também oculta marcadores persistentes duplicados no gerenciador de arquivos Files (Nautilus) e não reinicia mais o ambiente de área de trabalho GNOME após criar um novo Armazenamento Persistente.

Fora isso, o Tails 5.14 introduz a detecção de portal cativo ao se conectar à rede anônima do Tor automaticamente. Esse recurso detectará se você precisa entrar na rede usando um portal cativo e exibirá uma caixa de diálogo de erro recomendando que você tente entrar na rede como primeira opção.

Por último, mas não menos importante, esta versão apresenta a capacidade dos usuários de doar para o projeto Tails em Bitcoin de sua carteira Electrum. O mais recente navegador anônimo Tor Browser 12.0.7 também é instalado por padrão nesta versão.

Se você deseja proteger sua identidade online, evitar a censura ou realizar outras tarefas na Internet sem medo de ser observado, pode baixar o Tails 5.14 agora mesmo no site oficial.

Compartilhe este artigo
Follow:
Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.
Sair da versão mobile