Tails 5.17 Linux OS renomeia Tails Installer para Tails Cloner

A distribuição Tails 5.17 Anonymous Linux OS renomeia Tails Installer para Tails Cloner. Esta versão vem com o Tor Browser 12.5.3, mais drivers de impressora e armazenamento persistente aprimorado. A comunidade Tails anunciou hoje o lançamento e disponibilidade geral para download do Tails 5.17 como a mais recente imagem estável para este sistema amnésico incógnito ao vivo baseado no Debian GNU/Linux.

Baseado no lançamento do Debian GNU/Linux 12.1 “Bookworm” , o Tails 5.17 está aqui para renomear o Tails Installer para Tails Cloner porque o Tails Installer não é mais a forma preferida de instalar o Tails em uma unidade flash USB e só pode ser usado para clonagem um sistema Tails para instalação ou atualização.

Para quem também usa uma impressora com o sistema Tails, a nova versão traz mais drivers de impressora pré-instalados por padrão através do pacote printer-driver-brlaser para suportar impressoras Brother, e também adiciona a capacidade de habilitar todas as impressoras automaticamente.

Tails 5.17 Linux OS renomeia Tails Installer para Tails Cloner

O recurso de armazenamento persistente do Tails foi aprimorado nesta versão para que ele não falhe mais ao tentar desbloquear o armazenamento persistente porque a atualização dos parâmetros criptográficos demorou muito em alguns casos.

“Às vezes, a atualização dos parâmetros criptográficos do armazenamento persistente demorava muito e fazia com que o desbloqueio do armazenamento persistente falhasse. Permitimos que a atualização demorasse mais antes de relatar uma falha”, explicaram os desenvolvedores. “Continue relatando erros usando o WhisperBack se tiver problemas para desbloquear seu armazenamento persistente.”

Fora isso, Tails 5.17 inclui o navegador anônimo Tor Browser 12.5.3 mais recente, bem como o cliente de e-mail e calendário Mozilla Thunderbird 102.15.0. Nos bastidores, o sistema é alimentado pelo kernel Linux 6.1.38 LTS dos repositórios Debian Bookworm.

Você pode baixar o Tails 5.17 agora mesmo do site oficial como uma imagem ISO ao vivo ou uma imagem USB se quiser proteger sua identidade online, evitar a censura ou realizar outras tarefas na Internet sem medo de ser vigiado por agências governamentais ou seu ISP.

9to5Linux

Share This Article
Follow:
Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.
Sair da versão mobile