Tails 5.7 com base em Debian adiciona nova ferramenta de limpeza de metadados

Confira as atualizações mais recentes do navegador anônimo Tor.

Claylson Martins
3 minutos de leitura

A distribuição Tails 5.7 baseada em Debian e que tem como foco o anonimato adiciona nova ferramenta de limpeza de metadados além de muitas atualizações mais recentes do Tor. O sistema live Tails 5.7 com foco na privacidade e que tem como base o Debian agora está disponível para download com vários aprimoramentos, novas ferramentas, componentes atualizados e correções de bugs.

Sincronizado com os repositórios de software upstream da série de sistemas operacionais Debian GNU/Linux 11 “Bullseye” e ainda alimentado pela série de kernel Linux 5.10 LTS, o Tails 5.7 está aqui para apresentar uma nova ferramenta que promete permitir que você limpe os metadados de seus arquivos. 

A ferramenta se chama Metadata Cleaner. Ela vem como um substituto para o MAT, que usa como back-end, suportando os mesmos formatos de arquivo e oferecendo o mesmo nível de segurança.

Tails 5.7 com base em Debian adiciona nova ferramenta de limpeza de metadados

“Quando mudamos para o MAT 0.8.0 no Tails 4.0, o MAT perdeu sua interface gráfica. Só era acessível a partir do menu contextual do navegador de arquivos. Tornou-se especialmente difícil para novos usuários do Tails aprender como limpar seus arquivos. O Metadata Cleaner corrige isso fornecendo uma interface gráfica simples e facilmente detectável para remover metadados”, disseram os desenvolvedores nas notas de lançamento.

Tails 5.7 com base em Debian adiciona nova ferramenta de limpeza de metadados

Para oferecer a você o mais alto nível de anonimato, o Tails 5.7 vem com:

  • o software anônimo Tor mais recente, incluindo Tor Browser 11.5.8 e Tor 0.4.7.11;
  • bem como melhorias no assistente Tor Connection, que explica melhor como usar o Unsafe Navegador para entrar em uma rede local e não exibir mais os comentários (mais fácil) e (mais seguro) na primeira tela.

Problema que permanece

No entanto, parece que ainda há um problema nesta versão em relação ao assistente Tor Connection. Isso porque a barra de progresso fica travada em cerca de 50% ao usar uma ponte Tor obfs4 personalizada. Isso pode ser corrigido fechando e reabrindo o assistente Tor Connection ou alternando para uma ponte obfs4 diferente executando obfs4proxy 0.0.12 ou posterior.

Fora isso, esta versão remove o pacote quebrado pdf-redact-tools do sistema ao vivo. Confira o changelog completo para obter detalhes extras sobre os componentes mais atuais. Do mesmo modo, veja outras alterações implementadas no Tails 5.7, que você pode baixar agora mesmo no site oficial.

Share This Article
Follow:
Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.