Tails 5.9 vem com Linux Kernel 6.0 para melhorar o suporte a GPU

Confira os principais destaques para a distribuição voltada à navegação anônima.

A distribuição Tails 5.9 amnesic incognito live system saiu como uma atualização de correção de bug para a versão anterior, a Tails 5.8. Assim, aparentemente ela continha muitos problemas que afetavam os usuários. Então, desta vez, o Tails 5.9 vem com Linux Kernel 6.0 para melhorar o suporte a GPU.

Os desenvolvedores conseguiram resolver a maioria dos problemas relatados pelos usuários do lançamento do Tails 5.8, incluindo suporte para algumas placas gráficas, como Intel UHD 750, atualizando o kernel para Linux 6.0.12. Esses problemas gráficos ocorreram devido à mudança do Tails 5.8 para Wayland por padrão e usando o kernel Linux 5.10 LTS.

Também corrigido no Tails 5.9 está o lançamento de binários AppImage que usam o kit de ferramentas Qt, como Bitcoin-Qt e Feather, criptografia e descriptografia da área de transferência no cliente Kleopatra OpenPGP, bem como a exibição do menu de aplicativos com alguns aplicativos GTK3 instalados usando o Recurso de software adicional.

Tails 5.9 vem com Linux Kernel 6.0 para melhorar o suporte a GPU

Foi também melhorado o Persistent Storage, mais especificamente a sua ativação e a redação do utilitário de backup. Além disso, o gerenciador de senhas KeePassXC recebeu correções para três operações da área de transferência, incluindo cópia de uma frase secreta para desbloquear um banco de dados, limpeza automática de senhas da área de transferência após 10 segundos e uso do recurso de digitação automática.

Outras mudanças no Tails 5.9 incluem:

  • a localização da página inicial do Navegador Tor quando ele é iniciado a partir do assistente Tor Connection, que agora possui uma tela de erro simplificada ao conectar automaticamente;
  • bem como a remoção da caixa de diálogo de confirmação ao iniciar o Navegador inseguro.

Esta versão vem com o mais recente navegador anônimo Tor Browser 102.7 baseado no Mozilla Firefox 102.7 ESR e Tor 0.4.7.13. O sistema é baseado e sincronizado com os repositórios Debian GNU/Linux 11 “Bullseye”.

Você pode baixar Tails 5.9 agora mesmo no site oficial, onde encontrará uma imagem USB para gravar em um pen drive ou uma imagem ISO tradicional para usar em mídia ótica ou máquinas virtuais. A próxima versão, Tails 5.10, está prevista para 21 de fevereiro de 2023.

Share This Article
Follow:
Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.
Sair da versão mobile