Tails 6.1 soluciona as falhas RFDS Intel CPU e corrige outros bugs

Sistema vem com o navegador anônimo Tor Browser 13.0.13 e o cliente de e-mail e calendário Mozilla Thunderbird 115.9.0.

A distribuição Linux com foco em segurança e navegação anônima Tails lançou a versão 6.1 para solucionar as falhas RFDS Intel CPU e corrige outros bugs. Além disso, o sistema vem com o navegador anônimo Tor Browser 13.0.13 e o cliente de e-mail e calendário Mozilla Thunderbird 115.9.0.

O sistema anônimo Tails 6.1 é portátil e protege contra vigilância e censura. Ele agora está disponível para download como a primeira atualização da mais recente série Tails 6.0. O Tails 6.1 está aqui um mês depois do Tails 6.0, que tem por base a mais recente série de sistemas operacionais Debian GNU/Linux 12 “Bookworm”.

Por outro lado, o Tails 6.1 inclui patches para mitigar as vulnerabilidades de segurança RFDS (Register File Data Sampling) recentemente divulgadas que afetam os processadores Intel. Assim, é altamente recomendável que os usuários atualizem seus sistemas Tails 6.0 para o Tails 6.1 ou baixem e usem o Tails diretamente de uma unidade flash USB.

Tails 6.1 soluciona as falhas RFDS Intel CPU e corrige outros bugs

“Registrar File Data Sampling (RFDS) é uma vulnerabilidade microarquitetural, que, em algumas situações, pode permitir que um invasor infera valores de dados usados anteriormente em registradores de ponto flutuante, registradores vetoriais ou registros inteiros. O RFDS afeta apenas os processadores Intel Atom”, diz o comunicado de segurança da Intel.

  • Esta versão também atualiza o aplicativo Welcome Screen para não mostrar mais o “Welcome to Tails! não está respondendo” o tempo todo;
  • atualiza o aplicativo Vídeos para não mostrar mais uma mensagem de erro durante a reprodução;
  • e corrige problemas que os usuários encontram ao alterar a senha de um Armazenamento Persistente.

Além disso, o Tails 6.1:

  • melhora os Onion Circuits;
  • adiciona suporte ao Tails Cloner para instalar e atualizar para dispositivos que contêm várias partições montadas;
  • e atualiza as configurações de Armazenamento Persistente para exibir todos os recursos de Armazenamento Persistente personalizados habilitados.

O Tails 6.1 está disponível para download agora mesmo no site oficial como uma imagem ISO. É possível tê-la para instalar o Tails em uma máquina virtual. Ou como uma imagem USB para executar o Tails ao vivo a partir de uma unidade flash USB. Os usuários existentes do Tails 6.0 serão atualizados automaticamente para a nova versão.

Share This Article
Follow:
Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.
Sair da versão mobile