in

Tails corrige variante SWAPGS da vulnerabilidade Spectre

O Tails 3.16 já está disponível para download.

Tails corrige variante SWAPGS da vulnerabilidade Spectre

O Tails, o sistema de navegação anônima desenvolvido em torno das tecnologias Tor, também conhecido como Anonymous OS, foi atualizado para a versão 3.16. Assim, ele resolve uma vulnerabilidade crítica de segurança e atualiza os principais componentes. O Tails corrige variante SWAPGS da vulnerabilidade Spectre.

O Tails 3.16 está agora disponível e é fornecido com um kernel Linux atualizado para a versão 4.19.37-5 + deb10u2, importado do sistema operacional Debian 10 “Buster”. Além de várias outras correções de segurança, o kernel atualizado é corrigido contra a variante SWAPGS da infame vulnerabilidade Spectre.

Tails corrige variante SWAPGS da vulnerabilidade Spectre e vai além

Tails corrige variante SWAPGS da vulnerabilidade Spectre

Além disso, a versão Tails 3.16 atualiza a maioria dos pacotes de firmware para melhorar o suporte a hardware mais recente, incluindo gráficos, Wi-Fi e outros. Ele também atualiza o navegador anônimo da web do Navegador TOR para a versão 8.5.5 mais recente e remove os favoritos predefinidos da barra de ferramentas de favoritos do Navegador Tor.

Outras alterações incluem a remoção do componente LibreOffice Math, que pode ser reinstalado a partir do recurso Software Adicional, remoção de contas predefinidas de IRC e I2P no Pidgin IM, remoção do indicador de nível de segurança no Navegador Não Seguro e suporte para abrir o armazenamento persistente de outro pendrive Tails USB no navegador de arquivos.

Tails 4.0 deve chegar em 22 de outubro

O Tails 3.16 é uma pequena atualização de manutenção que corrige apenas alguns problemas e atualiza os principais componentes. Contudo, a equipe de desenvolvimento do Tails trabalha no próximo grande lançamento, o Tails 4.0, que está atualmente em teste beta. Baseado no Debian 10 “Buster”, o Tails 4.0 deve chegar no final deste outono em 22 de outubro com vários novos recursos e grandes atualizações de componentes.

Entre eles, podemos citar:

  • o kernel do Linux 5.2, Tor 0.4.1.5;
  • suporte para dispositivos Thunderbolt;
  • Enigmail 2.0.12;
  • suporte para computadores Mac;
  • e suporte para placas gráficas Nvidia e ATI/AMD recentes.

Você pode baixar o Tails 3.16 e o Tails 4.0 beta 2 agora mesmo no site oficial da distribuição. Porém, fique alerta para não instalar ou executar o Tails 4.0 beta nas máquinas de produção.

Fonte: Softpedia

Escrito por Claylson Martins

Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão.

Firefox 70 terá suporte estendido ao modo escuro e novo logotipo

Firefox 70 terá suporte estendido ao modo escuro e novo logotipo

Wireguard ganha nova versão

Wireguard ganha nova versão