Nova versão do Parrot disponível
Parrot

Para os fãs de geografia, mapas e imagens de vários lugares do planeta ou fora dele, uma ótima opção é a distribuição OSGeoLive. Ela é desenvolvida pela Fundação Geoespacial de Código Aberto (Open Source Geospatial Foundation – OSGeo), uma organização sem fins lucrativos. O objetivo é promover a adoção global de tecnologia geoespacial aberta com base em software livre e desenvolvimento participativo voltado para a comunidade. Já o Parrot é uma distribuição baseada em Debian usada para testes de segurança. Outra distribuição voltada à segurança é a Tails, que vem com importantes modificações. Por fim, a Elive e a Q4OS, que como as anteriores são baseadas no Debian e acabam de lançar atualização. Neste post, confira que Tails, Parrot, OSGeoLive, Elive e Q4OS têm novas versões.

 

OSGeoLive

Tails, Parrot, OSGeoLive, Elive e Q4OS têm novas versões

Cameron Shorter anunciou o lançamento do OSGeoLive 12.0, uma nova e importante atualização da distribuição baseada em Lubuntu. Ela apresenta uma grande coleção de softwares geoespaciais de código aberto e mapas mundiais gratuitos. Esta versão atualiza o sistema operacional desenvolvido a partir do Lubuntu 18.04. A versão 12.0 foi distribuída na Conferência Internacional para Software Livre e Aberto para Geoespacial (FOSS4G) em Dar es Salaam, na Tanzânia

Tails, Parrot, OSGeoLive, Elive e Q4OS têm novas versões

Os destaques desta versão incluem:

  • atualização para a versão de suporte de longo prazo (LTS) do Lubuntu 18.04; 
  • adotou a ferramenta Transifex Translation e tornou o processo de geração de documentação mais eficiente; 
  • atualizações de versão para muitos dos pacotes incluídos. 

O OSGeoLive 12.0 também inclui: 

  • cerca de 50 aplicativos geoespaciais de código aberto de qualidade instalados e pré-configurados; 
  • mapas do mundo e conjuntos de dados de amostra; 
  • visão geral do projeto e início rápido passo-a-passo para cada aplicação; 
  • Apresentação rápida de todos os aplicativos.

Leia o anúncio de lançamento para mais informações e links relacionados.

Assim, para Download acesse este linkosgeolive-12.0-amd64.iso (4.074MB, MD5 , pkglist). Do mesmo modo, também disponível no OSDisc .

Parrot

Tails, Parrot, OSGeoLive, Elive e Q4OS têm novas versões

A partir deste ponto, todas as distribuições serão baseadas em Debian. Parrot 4.2.2 é a mais recente versão estável do projeto. Ela é uma distribuição GNU/Linux baseada na ramificação “Testing” do Debian. O sistema foca em testes de penetração, forense digital, programação e proteção da privacidade.

Os desenvolvedores afirmam que enfrentaram muitos problemas por conta do grande números de atualizações importantes que precisaram ser feitas. Segundo eles, o sistema é quase idêntico ao lançamento anterior, exceto por um novo plano de fundo desenhado por Federica Marasà e um novo tema gráfico. 

O Parrot 4.2 é alimentado pelo mais recente kernel Debian 4.18, com todos os patches wireless usuais. Uma nova versão do instalador Debian agora alimenta nossas imagens ‘netinstall’ e as imagens padrão do Parrot. Os pacotes de firmware foram atualizados para adicionar suporte de hardware mais amplo, incluindo dispositivos sem fio e os gráficos AMD Vega. Os perfis AppArmor e Firejail foram ajustados para oferecer um bom compromisso de segurança e usabilidade para a maioria dos aplicativos e serviços de desktop e CLI

Leia o anúncio de lançamento para mais informações e screenshots. A distribuição está disponível nas edições “Security” e “Home” a partir do seguinte link para download. 

 

Elive

Samuel F. Baggen anunciou o lançamento do Elive 3.0.0, uma grande atualização da distribuição baseada no Debian, com uma interface de usuário de desktop personalizada do Enlightenment 17. Esta versão é baseada na variante de 32 bits do Debian 8Jessie” e, ao contrário da versão estável anterior (2.0, lançada há mais de oito anos), o Elive 3 é gratuito e ilimitado para utilização.

Após 8 anos de desenvolvimento silencioso, a terceira versão estável do Elive saiu. O resultado é simplesmente incrível e a integração é maravilhosa; nem é possível descrever todos os recursos internos. O novo site contém apenas uma pequena parte de suas características. Infelizmente nem tudo são flores e perfeição e a falta de recursos atrasou demais o lançamento. Isso levou a pacotes e drivers antigos, mas, apesar disso, o resultado final vale a pena. O Elive 3.0 é o sistema mais útil de todos os tempos, perfeito para o uso diário, robusto, bonito e cheio de recursos ocultos, com todos os esforços para torná-lo utilizável para qualquer nível de usuário. Esta versão é mais poderosa, mantendo sua leveza em recursos e uma capacidade de resposta rápida. 

Então, veja o anúncio de lançamento para mais informações. Para Download, acesse este e os demais links a seguir (MD5 , pkglist): elive_3.0.0_stable_hybrid.iso (3,133MB), elive_3.0.0_stable_usb.img (3,271MB).

Q4OS

Q4OS 2.6 é uma distribuição Linux baseada no Debian que vem com o desktop Trinity (uma continuação do ambiente desktop KDE 3) ou o KDE Plasma 5.8.6 (uma versão encontrada no Debian 9). Esta versão é uma atualização de rotina que traz o mais recente Trinity, versão 14.0.5.

Uma atualização para o LTS estável do Q4OS 2 ‘Scorpion’ está disponível para download. A nova versão 2.6 é baseada e atualizada para as últimas versões estáveis dos projetos Trinity 14.0.5 desktop e Debian 9.5 ‘Stretch’. Correções e patches específicos do Q4OS são revisados e fornecidos também. Todas as atualizações estão imediatamente disponíveis para usuários do Q4OS. A liberação Q4OS Scorpion LTS (com suporte para 5 anos) é baseada no Debian 9 e apresenta Trinity 14.0.5 e KDE Plasma 5,8 ambientes de desktop LTS. 

Está disponível para computadores de 64 bits e 32 bits (i686-pae), bem como para sistemas i386 sem extensão PAE. As portas ARM 64-bit (arm64) e 32-bit (armhf) também são fornecidas. O Q4OS oferece seus próprios utilitários e recursos exclusivos, especificamente o ‘Desktop Profiler’. 

Aqui está o breve anúncio de lançamentoDownload ( MD5 , pkglist ):q4os-2.6-x64.r1.iso (572MB), q4os-2.6-x64-kde.r1.iso (815MB), q4os-2.6-i686pae.r1 .iso(577MB) Também disponível no OSDisc .

Tails

O Amnesic Incognito Live System (Tails) é uma distribuição live  baseada no Debian, com o objetivo de fornecer o anonimato completo da Internet para o usuário. A versão mais recente do projeto, o Tails 3.9, facilita a instalação de software adicional quando a distribuição é inicializada. A nova versão também suporta trabalhar com volumes de armazenamento criptografado VeraCrypt, além de ler feeds de notícias no Thunderbird.  Mais informações e capturas de tela podem ser encontradas no projeto”anúncio de lançamento . Download : tails-amd64-3.9.iso (1.168MB, assinatura , torrent , pkglist ).Também disponível no OSDisc.

Univention

Tails, Parrot, OSGeoLive, Elive e Q4OS têm novas versões

O Univention Corporate Server (UCS) é uma distribuição de servidor baseada no Debian que oferece um sistema de gerenciamento integrado para administração central de servidores, serviços de domínio compatíveis com Microsoft Active Directory e funções para operação paralela de sistemas operacionais de servidores e desktops virtualizados. A equipe da Univention publicou uma atualização de lançamento pontual para a série 4.3 da distribuição, Univention Corporate Server 4.3-2. A nova versão contém principalmente correções de erros e pequenas atualizações, conforme listado noanúncio de lançamento da distribuição.  Várias atualizações de segurança foram integradas ao UCS 4.3-2, por exemplo, Apache2, o kernel do Linux e o Samba4. “As notas da versão contêm mais detalhes. DownloadUCS_4.3-2-amd64.iso (1,232MB, MD5 , pkglist ).

Fonte

Claylson
Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão.

Nem Linus Torvalds entende completamente o kernel Linux

Previous article

Como criar arquivo de memória Swap e ativar no sistema

Next article

You may also like