Notícias

24/11/2021 às 13:30

5 min leitura

Avatar Autor
Por Jardeson Márcio

Taxa de atualização da tela: Quanto maior, melhor para os gamers!

Uma taxa de atualização dinâmica pode resolver o problema de consumo da bateria

As melhores ofertas de software da Black Friday 2021: obtenha o Windows 10 Pro por 11€ e atualize para o Windows 11 Pro gratuitamente!

Na história da criação das imagens, tivemos uma grande atualização, desde que os irmãos Lumière, ainda no século 19, começaram a trabalhar com a possibilidade de fotografar imagens em movimento. Mas, a bola da vez, sem sombra de dúvidas, é a taxa de atualização da tela dos dispositivos.

As imagens em movimento nasceu com o cinema, foi evoluindo e chegou à televisão, quando as atualizações passaram a ser feitas por meio de linhas e colunas. Na linha do tempo, os primeiros monitores foram lançados, seguidos das televisões. No entanto, o que mais se utiliza hoje, são os smartphones.

A cada novo lançamento de smartphones, as especificações são revisadas, sobretudo pelos gamers, que querem o dispositivo perfeito para seus jogos. É cada vez mais comum encontrar smartphones com displays de 90 Hz, 120 Hz e até 144 Hz de taxa de atualização.

“Historicamente, os celulares sempre possuíram telas de 60 Hz, mas essa taxa de atualização foi aumentando para atender às necessidades dos gamers”. No entanto, isso pode sair um pouco mais caro para eles. Entretanto, isso já começa a mudar, já que muitos dispositivos intermediários já contam com boas taxas de atualização.

Taxa de atualização: O que é e quais os benefícios das taxas mais altas?

taxa-de-atualizacao-da-tela-quanto-maior-melhor-para-os-gamers

Assim como na dinâmica do cinema, a tela do celular mostra uma imagem e se apaga o tempo todo, constantemente, uma sucessão de fotos passando em um intervalo de tempo que permite a visualização perfeita de um vídeo, por exemplo.

“Os “hertz” de uma tela correspondem à quantidade de vezes que ela mostra e apaga uma imagem em um segundo (frequência)”. Assim, as telas que tem uma taxa de atualização de 60 Hz fazem esse processo 60 vezes por segundo, as de 90 Hz, 90 vezes, e assim sucessivamente. A atualização acontece em milissegundos.

Assim, as taxas de atualizações mais altas permitem animações mais fluidas, sem perder detalhes, o que faz com que os gamers tenham uma experiência de jogo excelente. Altas taxas de atualização da tela garante que não haja perda de detalhes nos jogos. Dessa forma, quanto maior a taxa de atualização, mais fluida será a experiência.

Apesar de o recurso consumir muita bateria, uma das empresas que tem trabalhado para melhorar isso é a Motorola. A empresa traz a solução, em conjunto com inteligência artificial, para deixar o seu smartphone em modo automático, fazendo assim, utilizando maiores taxas, quando realmente é necessário. Uma taxa de atualização dinâmica pode te ajudar com o problema do consumo da bateria.

De maneira geral, as telas de 90 Hz só estavam presentes em produtos premium, mas agora também podem ser encontradas em dispositivos mais acessíveis, o que pode não ser a melhor escolha para os gamers, mas, para quem não pode ter um smartphone mais caro, pode ser a solução.

Está claro que ter uma boa taxa de atualização já não é apenas só um recurso a mais. Atualmente, ter uma tela de 90 Hz ou mais pode fazer a diferença. Se essa taxa for dinâmica, melhor ainda para a saúde da sua bateria.

Jardeson é Mestre em Tecnologia Agroalimentar e Licenciado em Ciências Agrária pela Universidade Federal da Paraíba. Entusiasta no mundo tecnológico, gosta de arquitetura e design gráfico. Economia, tecnologia e atualidade são focos de suas leituras diárias. Acredita que seu dia pode ser salvo por um vídeo engraçado.

Últimos artigos

Newsletter

Receba nossas atualizações!

Newsletter

Receba nossas atualizações!
  • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.
×