in

TeamGroup valida os primeiros módulos de memória DDR5 de consumidor

Espera-se que o DDR5 reduza o consumo de energia e duplique a largura de banda.

Samsung anuncia SSD 870 EVO com até 4 TB
Imagem: PublicDomainPictures | Pixabay.

A TeamGroup declarou que é a primeira empresa a entrar no processo de validação de um módulo de memória DDR5 de consumidor e está atualmente trabalhando com fabricantes de placas-mãe para finalizar os chips. Os módulos estão programados para lançamento no terceiro trimestre de 2021.

A empresa afirmou que está trabalhando em estreita colaboração com as fabricantes de placas-mãe para finalizar as velocidades de clock voltadas para o consumidor. Esses primeiros sticks conterão chips de 16 GB rodando a 4800 MHz a 1,1 V por módulo.

TeamGroup valida os primeiros módulos de memória DDR5

A SK Hynix foi a primeira empresa a lançar módulos DDR5 no início de outubro, mas eram para uso empresarial. Provavelmente veremos outros fabricantes lançando seus produtos voltados para o consumidor em breve.

TeamGroup valida os primeiros módulos de memória DDR5 de consumidor
A TeamGroup declarou que é a primeira empresa a entrar no processo de validação de um módulo de memória DDR5 de consumidor. Imagem: TeamGroup.

Espera-se que o DDR5 reduza o consumo de energia e duplique a largura de banda em relação ao DDR4, bem como algumas outras melhorias significativas.

As velocidades de clock também devem ter uma melhora dramática, com a SK Hynix declarando em abril que estava trabalhando em um módulo DDR5-8400. Mas eles não serão lançados por algum tempo, e os primeiros módulos provavelmente não atingirão o pico acima de 6.000 MHz.

Se você está planejando uma construção nos próximos meses, entretanto, não espere pelo DDR5. O suporte para a memória de próxima geração está bem distante, segundo rumores de lançamento com Alder Lake da Intel no quarto trimestre do próximo ano e com Zen 4 da AMD em 2022.

Por fim, caso queira ler mais matérias sobre código aberto, Linux, Android, hardware, internet, programação e ficar atualizado com as novidades do mundo da tecnologia, acompanhe as matérias no canal do Sempre Update no Telegram.

Tech Spot

Escrito por Leonardo Santana

Profissional da área de manutenção e redes, astrônomo amador, eletrotécnico e apaixonado por TI desde o século passado.

Os preços dos SSDs podem cair até 15% no próximo trimestre

Os preços dos SSDs podem cair até 15% no próximo trimestre

NWi Telecom aposta em ampliação do Data Center para a chegada da Lei Geral de Proteção de Dados

NWi Telecom aposta em ampliação do Data Center para a chegada da Lei Geral de Proteção de Dados