Tech Recruiter: Uma profissão que surge com o crescimento do mercado de tecnologia

O mercado de tecnologia teve um boom nos últimos anos. Há uma aceleração dos processos de digitalização que resulta na contratação de mais profissionais de TI. No entanto, as empresas têm tido dificuldade em contratar esses profissionais. Assim, para facilitar esse processo, um novo profissional surge nos RHs dessas empresas. O Tech Recruiter é o profissional que é responsável por encontrar talentos na área de tecnologia que atendam às necessidades das empresas.

O profissional Tech Recruiter

Diferente dos profissionais de recursos humanos tradicionais, o Tech Recruiter precisa ter conhecimento técnico da área para analisar um currículo ou perfil no LinkedIn e saber identificar a habilidade do profissional que está sendo buscado pela empresa.

Além disso, o Tech Recruiter precisa estar antenado às tendências tecnológicas e as movimentações do mercado para lidar com a concorrência, já que os profissionais de TI são alvos da procura de diversas empresas.

O networking desse profissional também é um grande diferencial, visto que esse setor costuma ser ativo em fóruns e comunidades. Por isso é preciso saber falar a língua dos devs. Apesar de ser uma profissão relativamente nova, o Tech Recruiter precisa ter uma “bagagem” que o tornará indispensável na empresa.

Além disso, o Tech Recruiter precisa contar com habilidades interpessoais que são fundamentais para garantir que atrairá para a empresa em que trabalha, talentos da área de TI, afinal, nessa área é preciso mais do que uma proposta formal de emprego para conseguir contratar um profissional.

Empresas já se movimentam para formar excelentes profissionais Tech Recruiter

A especialização nessa área e como ela tem se tornado cada vez mais importante para as empresas, até mesmo as que não são exclusivas de tecnologia, traz um novo nicho de formação que, já vem sendo trabalhado por empresas como a Trybe.

A Trybe é uma escola de tecnologia que oferece cursos de desenvolvimento de software no modelo de sucesso compartilhado, em que o aluno só paga a mensalidade quando conquistar um emprego com salário acima de R$ 3 mil.

De acordo com dados da empresa, mais de 90% dos profissionais formados na Trybe conseguem trabalho em tecnologia em até três meses após a conclusão do curso, que é totalmente online e tem duração de 12 meses. Ainda com base nos dados da Trybe, mais de 200 mil pessoas já se inscreveram para estudar na edtech.

A Trybe está bem antenada com o mercado de tecnologia. A empresa contrói seu currículo com base no que o mercado de trabalho busca em profissionais de tecnologia, o que facilita a contratação dos seus alunos.

Share This Article
Follow:
Jardeson é Mestre em Tecnologia Agroalimentar e Licenciado em Ciências Agrária pela Universidade Federal da Paraíba. Entusiasta no mundo tecnológico, gosta de arquitetura e design gráfico. Economia, tecnologia e atualidade são focos de suas leituras diárias. Acredita que seu dia pode ser salvo por um vídeo engraçado.
Sair da versão mobile