Talvez você tenha encontrado um desses tweets ou talvez não, mas milhares de desenvolvedores aderiram a uma tendência no Twitter, na qual listavam linguagens de programação favoritas de acordo com seis parâmetros diferentes, bastante simples e interessantes.
No entanto, eles falaram a primeira linguagem que eles aprenderam, a que lhes causou mais dificuldades, a que eles mais usam, a que eles absolutamente odeiam, a que mais amam e a que recomendam para iniciantes.
Contudo, o CEO da Graphext, Victoriano Izquierdo, aproveitou e inseriu os dados gerados por cerca de 15.000 usuários do Twitter que fizeram suas listas e as analisaram com o site Graphext, obtendo alguns resultados bastante interessantes.
Unas 15K personas de todo el mundo han contestado el meme en Twitter de cuáles era sus lenguajes de programación favoritos, odiados o recomendarían para aprender a programar… Los he recopilado y analizado con @graphext y aquí un hilo con los principales insights que encontré ? pic.twitter.com/lqWAh6PzLe
— Victoriano Izquierdo (@victorianoi) October 8, 2019
Assim, Izquierdo compartilhou alguns gráficos bastante impressionantes de sua conta e, como se explica, cada nó que você vê nas imagens é uma pessoa e seu tweet, aqueles que responderam de maneira semelhante se conectam e, nos extremos, há pessoas que saíram para os extremos escolhendo uma linguagem única para tudo.
Os cálculos foram feitos pelos algoritmos Graphext, uma ferramenta de análise de dados científicos projetada para negócios.
As linguagens de programação favoritas dos desenvolvedores no Twitter
Embora a seleção de muitos tweets de pessoas aleatórias no Twitter, que muitas vezes responde apenas como uma piada, ou que muito bem não possam ser desenvolvedores não seja governada precisamente pelo método científico, os resultados obtidos ao analisá-los são bastante semelhantes aos de outros instrumentos sobre os quais falamos antes.
Recentemente, compartilhamos a mais recente pesquisa anual dos desenvolvedores do JetBrains, 7.000 programadores responderam a ele no início de 2019, e os resultados colocaram Java, JavaScript, Python e C# como as linguagens de programação mais utilizadas pelos desenvolvedores.
Cuando miramos el ranking de los más odiados y su distribución, vemos q en general casi todos los programadores odian Java (a pesar del mítico trailer de Java Forever https://t.co/QmyTkP02jS ) o q Javascript es también muy odiado por los q más lo usan o el beef de Perl vs Python pic.twitter.com/aB8CDtlsip
— Victoriano Izquierdo (@victorianoi) October 8, 2019
Curiosamente, a análise de Victorian coloca exatamente essas quatro línguas no topo das mais populares, de acordo com o que as pessoas dizem no Twitter.
E simplesmente não é uma coincidência, o índice TIOBE, o PYPL e os mesmos números de estouro de pilha apontam para o mesmo.
Por outro lado, o mais amado ainda é o Python, e também é o mais recomendado para iniciantes.
De fato, enquanto todo mundo parece odiar o Java, o Javascript segue de perto, e entre os usuários do Python muitos odeiam o Perl.
Através deste artigo, viu-se que 15 mil desenvolvedores apontam no Twitter suas linguagens de programação favoritas, qual eles odeiam e qual recomendam para iniciantes.
Fonte: Genbeta