O popular arquivador de arquivos de código aberto 7-Zip agora está oficialmente disponível para Linux. O desenvolvedor lançou o 7-Zip 21.01 (alpha build) para as arquiteturas Linux x86, x64, ARMv7 e ARM64.
Com a chegada de um programa oficial 7-Zip para Linux, os usuários poderão receber suporte atualizado em seu sistema. Vamos dar uma olhada detalhada na versão alpha do 7-Zip 21.01 para Linux.
7-zip está oficialmente disponível no Linux
O programa foi lançado como uma versão de console e nenhum front-end está disponível no momento. Portanto, você pode usar o terminal. Além disso, existem duas portas do 7-Zip disponíveis para Linux: p7zip, que está desatualizado; e a nova porta oficial com todas as alterações do mais recente 7-Zip para Windows.
O programa não usa os scripts do compilador p7zip. No entanto, é possível mesclar o código 7-Zip com os scripts do compilador p7zip. Atualmente, o 7-Zip suporta os seguintes formatos de arquivo: 7z, XZ, BZIP2, GZIP, TAR, ZIP, WIM.
O desenvolvedor fez melhorias para a velocidade da versão ARM64 usando instruções de CPU para AES, CRC-32, SHA-1 e SHA-256.
O código-fonte não está disponível no momento, mas o desenvolvedor abriu uma discussão no SourceForge e compartilhou algumas informações sobre o programa. Ele também solicitou conselhos para compilar e vincular binários que funcionam na maioria dos sistemas Linux.
Para quem deseja testar o programa, você pode baixar a versão do console para sua arquitetura. O pacote também inclui o Manual do Usuário, que irá guiá-lo através do programa.
O lançamento da versão alpha recebeu uma boa quantidade de respostas da comunidade Linux. Com o desenvolvimento ativo do projeto e o suporte da comunidade, podemos esperar que o 7-Zip para Linux possa em breve chegar ao mainstream.
It’s FOSS