A “Alexa”, assistente inteligente da Amazon tem ganho muito espaço no mercado, virando uma febre entre as pessoas que querem mais comodidade nos seus dias. Muitas pessoas têm investido em dispositivos de casa inteligente que se conectam com a Alexa para controlarem as luzes, o ar-condicionado, por exemplo, e muito mais, em suas residências. Agora, a Amazon planeja dar ainda mais funcionalidade às suas Echo Dots. A Alexa deve monitorar nosso sono em breve.
Amazon e Google estão na batalha eterna pela supremacia dos assistentes inteligentes. Atualmente, o Google está determinando os smartphones, enquanto os dispositivos da Amazon podem ser encontrados nas salas de estar das residências, por exemplo. E possivelmente em breve com mais frequência no quarto. Em qualquer caso, a Alexa Company gostaria de fazer isso e está preparando os produtos adequados. Desta vez, porém, o Google foi mais rápido. O atual Nest Hub (2ª geração) já possui o chamado “Sleep Sensing”.
Independente de quem lançou o recurso primeiro, o importante é que as empresas estão preocupadas com o sono das pessoas. Esses recursos já estão amplamente distribuídos nos smartphones e, agora, devem invadir as assistentes virtuais também.
Amazon se prepara para da à Alexa a capacidade de monitorar nosso sono
A Amazon está tentanto a obtenção das certificações necessárias para funções similares às do Nest Hub do Google, das autoridades americanas. Como o Google, a Amazon gostaria de trabalhar com sensores de radar nos alto-falantes da Alexa (Echo Dot).
O recurso, se implantado, pode detectar movimentos de perto, que o software então sabe como interpretar. A Amazon também quer usar esses sensores para controle sem contato de seus dispositivos domésticos inteligentes, o que até agora nos desapontou no Google.
Portanto, a Amazon e o Google querem cuidar do nosso sono. Com as assistentes virtuais tomando conta das residências, certamente você já tem uma Alexa em seu quarto. Até porque, quem automatizou grande parte de suas casa, por exemplo, não quer ficar gritando dentro dela e, certamente, deve ter espalhado algumas Alexas pela casa, não é mesmo?!
A Echo Dot da Amazon tem ajudado bastante as pessoas. Minhã avó, por exemplo, não enxerga e, na maior parte do dia, perguntava a hora, precisava se levantar para ligar o ventilador (tateando), por exemplo. Com a Alexa em seu quarto, tudo ficou mais fácil. Ela pergunta a hora sempre que quer, pede para o dispositivo ligar e desligar o seu ventilador (com auxílio de dispositivo de casa inteligente) e muito mais.
Poder monitorar o sono dos usuários, certamente, será um grande recurso da Alexa, no futuro.