Provavelmente o iOS 16 será apresentado no evento WWDC em junho. Antes disso, a Apple decidiu revelar um conjunto de recursos interessantes de acessibilidade que virão com a atualização do iOS 16 para os iPhones, lançada em setembro.
A empresa compartilhou uma prévia desses recursos e disse que eles trariam maneiras adicionais para os usuários, incluindo aqueles com deficiências, “navegar, conectar e tirar o máximo proveito dos produtos da Apple”.
Recursos de acessibilidade incluídos no iOS 16
Espelhamento do Apple Watch e ações rápidas
O Apple Watch ganhará um novo recurso de Espelhamento. Isso tornará o Apple Watch mais acessível do que antes, especialmente para pessoas com deficiências físicas e motoras. O recurso permitiria que eles controlassem o relógio com recursos do iPhone, como controle por voz e controle por interruptor, para usar entradas, incluindo comandos de voz, ações de som ou rastreamento de cabeça.
O Apple Watch Mirroring usa uma combinação de hardware e software, incluindo “avanços construídos no AirPlay”. Esse recurso permitiria que os usuários acessassem facilmente o oxigênio no sangue, a frequência cardíaca, a atenção plena e outros recursos no Apple Watch. Além disso, há novas ações rápidas para o Apple Watch, um gesto de pinça dupla para atender ou encerrar uma chamada telefônica, dispensar uma notificação, tirar uma foto, reproduzir ou pausar a mídia, iniciar, pausar ou retomar um treino.
Legendas ao vivo
A nova atualização de acessibilidade também trará o recurso “Live Captions” para a comunidade surda e com deficiência auditiva. O recurso, como o nome sugere, legenda conteúdo de áudio em tempo real e inclui chamadas FaceTime, aplicativos de mídia social ou de vídeo, conteúdo de mídia e até “conversar com alguém próximo a eles”.
Detecção de Porta
O iOS ganhará um novo recurso de “Detecção de Porta”, útil para pessoas com deficiência visual. Como o nome sugere, ele detecta portas, ajuda a localizar uma porta em um novo destino e muito mais. Também mostra a que distância você está de uma porta e indica se a porta está aberta ou fechada.
A Detecção de Portas também poderá ler sinais e símbolos ao redor das portas, incluindo números ou símbolos de entrada acessíveis. O recurso usa uma combinação de LiDAR, a câmera do iPhone (ou iPad) e aprendizado de máquina.
Outros recursos do iOS 16
Outros recursos notáveis incluem:
Apple Books: é um aplicativo que recebe novos temas e apresenta personalizações como texto em negrito, caractere, espaçamento entre palavras e ajuste de linhas.
Reconhecimento de som: o recurso pode ser personalizado para reconhecer sons únicos que são específicos do ambiente de uma pessoa
Modo de ortografia de controle de voz: esse recurso permite que você dite ortografias personalizadas usando a entrada letra por letra.
Siri Pause Time: é para usuários com deficiências de fala. Permite ajustar quanto tempo a Siri espera antes de responder a uma solicitação.
Voice Over: O leitor de tela da Apple para usuários cegos e com baixa visão recebe suporte para mais de 20 idiomas adicionais.
Buddy Controller: Este é um recurso especial que permite aos usuários pedir a um profissional de saúde ou a um amigo para ajudá-los a jogar um jogo.
Via: 91Mobiles