A CEO da AMD, Lisa Su, deu uma pequena conferência de imprensa durante a CES 2021, onde ela discutiu tópicos relacionados ao futuro das CPUs da AMD. As CPUs para desktops são a maior força da AMD; e as CPUs para laptops e empresas são os dois maiores mercados que a AMD tem a oportunidade de invadir.
Lisa Su diz que a AMD está colocando um grande foco no Zen 4 e Zen 5, e prevê que eles sejam “extremamente competitivos”. Foi perguntado por que as contagens de núcleos permaneceram as mesmas por duas gerações. Lisa Su riu da pergunta, confirmando que “haverá mais núcleos no futuro”.
A CEO da AMD, Lisa Su, discutiu o futuro das CPUs
Uma das maneiras pelas quais a Intel planeja adicionar núcleos é misturando tecnologias; eles estão incluindo núcleos de alto desempenho e alta eficiência em suas CPUs Alder Lake.
A AMD não planeja seguir esse caminho; e Lisa Su apontou que seus projetos atuais já se adaptam “com a combinação certa de potência, desempenho e área de processamento”.
A AMD prevê um aumento na especialização nos “próximos dois anos”, mas Su acredita que eles já estão equipados para lidar com os desafios. Ela também reiterou sua fé no x86, ao contrário do Arm, descrevendo-o como um “ecossistema forte” que merece um grande investimento.
No entanto, a AMD não pode continuar a investir em novos produtos sem garantir a capacidade de fabricá-los. A AMD tem novas GPUs e processadores Milan Epyc sendo lançados em breve.
Felizmente, a AMD espera que os preços comecem a diminuir conforme os problemas com a Covid-19 diminuam. Por fim, para evitar futuros problemas de abastecimento, a AMD investiu na construção de novos equipamentos e instalações.
Tech Spot