A distribuição Linux da Microsoft agora vem com suporte a vários caminhos NVMe e atualiza mais ferramentas. O anúncio foi da equipe CBL-Mariner da Microsoft que publicou v2.0.20230609 como a mais nova atualização de sua distribuição Linux interna que é usada para uma variedade de propósitos dentro e fora da empresa de Redmond.
O CBL-Mariner 2.0.20230609, como a maioria dos lançamentos mensais, traz um amplo conjunto de atualizações de pacotes. CBL-Mariner 2.0.20230609 traz atualizações para networkd-dispatcher, libssh, mtools, libdrm, curl e muito mais. Algumas das atualizações do pacote principal foram feitas em nome da segurança para lidar com CVEs pendentes.
A distribuição Linux da Microsoft agora vem com suporte a vários caminhos NVMe e atualiza mais ferramentas
Uma alteração do kernel a ser mencionada com a nova versão do CBL-Mariner agora está adicionando vários caminhos NVMe, ativando o CONFIG_NVME_MULTIPATHChave Kconfig. NVMe multi-path é a especificação NVM Express em torno de multi-pathing, permitindo várias rotas físicas entre o servidor (sistema) e o dispositivo de armazenamento, o que permite mais robustez e possíveis benefícios de desempenho.
Embora a imagem do kernel CBL-Mariner agora seja fornecida com suporte a vários caminhos NVMe, ela está desativada por padrão. A ativação do suporte a vários caminhos do Linux NVMe em tempo de execução pode ser feita por meio da opção de kernel “nvme_core.multipath=Y”.
Mais detalhes sobre as alterações do CBL-Mariner publicadas na quarta-feira podem ser encontrados no GitHub.