Se você compartilha sua conta da Netflix com frequência, certamente tem alguém que você gostaria de “deletar” de uma vez por todas, para que não tenha acesso ao conteúdo que você paga. Um novo recurso que chega a Netflix dará aos proprietários de contas a capacidade de fazer exatamente isso, gerenciar os acessos e os dispositivos.
Anunciado no blog da empresa, a Netflix revelou que está dando aos proprietários de contas mais controle sobre suas contas por meio de um novo recurso chamado Gerenciar acesso e dispositivos.
O recurso acaba de ser lançado, e a Netflix diz que o recurso permitirá que você visualize os dispositivos recentes que usaram sua conta e faça logoff de todos os dispositivos conectados à sua conta.
Netflix e o recurso de gerenciamento de acessos e dispositivos conectados
Com base na imagem fornecida (imagem acima), você também poderá ver qual perfil assistiu a algo, a hora e a data em que assistiu e de onde a pessoa transmitiu. Dessa forma, o usuário poderá excluir da lista aquela pessoa indesejada. Caso a pessoa não tenha mais a senha, não poderá entrar na conta.
Esse recurso seria útil para remover dispositivos aos quais você se conectou durante uma viagem ou ao visitar um amigo. Mais importante, porém, permite que você remova moochers e outras pessoas que você não deseja que usem sua conta, por exemplo.
Embora já houvesse uma maneira de remover aproveitadores indesejados de sua conta, era necessário forçar todos os dispositivos a fazer login novamente, o que poderia ser um transtorno.
Agora, com esse novo recurso, você pode sair de um dispositivo específico para que o usuário não aprovado só possa voltar se souber sua senha. Ou seja, as pessoas que não a tiverem, não poderão mais usar sua conta para acessar o conteúdo da Netflix.
A Netflix disse que planeja reprimir o compartilhamento de contas, mas não revelou como planeja fazer isso. No momento, está apenas testando ideias. Esse recurso Gerenciar acesso e dispositivos não é a solução para impedir o compartilhamento de contas, mas pode ser visto como uma das muitas etapas que levam a esse futuro.
Esperamos que a Netflix não trate a divisão de contas como um negócio super lucrativo e aumente bastante os valores. Esse novo recurso para gerenciamento de acessos pode ser um aliado para que não tenham cobranças extras em sua fatura do serviço de estreaming, em função do compartilhamente.