Não dá para falar em smartphone sem lembrar dos icônicos BlackBerry. O BlackBerry foi um dos primeiros líderes na indústria de smartphones, mas após o lançamento do iPhone e de inúmeros dispositivos Android, a empresa rapidamente ficou para trás em participação de mercado. E agora, quem ainda possui um BlackBerry rodando BlackBerry OS, terá que providenciar um outro smartphone, já que, a partir de hoje, eles não funcionarão mais.
BlackBerry OS
A BlackBerry acabou mudando seus telefones para Android, começando com o BlackBerry Priv de 2015, mas a empresa manteve seu próprio sistema operacional móvel funcional por mais um tempo. No entanto, os servidores que mantêm o BlackBerry OS ativo estão finalmente sendo desligados esta semana.
O BlackBerry anunciou pela primeira vez em setembro de 2020 que seus serviços legados parariam de funcionar em 4 de janeiro de 2022, hoje. A declaração original diz: “dispositivos que executam BlackBerry 7.1 OS e software anterior, software BlackBerry 10 e BlackBerry PlayBook OS 2.1 e software anterior por meio de operadora ou conexões Wi-Fi não funcionarão mais de forma confiável” após 4 de janeiro.
BlackBerry Android
Os dispositivos BlackBerry com Android, como o KeyOne, Key2 e Key2 LE, continuarão a funcionar como agora (embora a maioria deles não esteja recebendo atualizações de segurança). No entanto, todos os dispositivos que executam o sistema operacional da própria empresa perderão acesso ao BlackBerry Protect, BlackBerry Password Keeper, BlackBerry ID, mensagens de dispositivo de PIN a PIN, endereços de e-mail hospedados e quase tudo o que depende de servidores externos.
Também não é garantido que o acesso a chamadas de emergência continuará funcionando, mas com a maioria das operadoras migrando para VoLTE, isso iria quebrar de qualquer maneira, aponta o XD-Developers.
Se você ainda está usando um telefone BlackBerry pré-Android, provavelmente é hora de mudar para outro dispositivo. Não há nenhum dispositivo BlackBerry mais recente para o qual vale a pena trocar, já que a opção mais recente ainda é o Key2 LE de 2018, mas o Unihertz Titan Pocket é uma opção para um dispositivo Android moderno com um teclado físico, aponta o XDA.
Supostamente, OnwardMobility ainda está funcionando em um telefone Android 5G com a marca BlackBerry, mas não há como dizer quando isso estará disponível ou se o telefone será bom.
De qualquer forma, o mercado está repleto de dispositivos Android dos mais variados preços e um, certamente, agradará suas necessidades e gosto. Se o seu dispositivo ainda é um BlackBerry executando o BlackBerry OS, a partir de hoje não verá mais o seu dispositivo funcionar.
Via: XDA-Developers