A Qualcomm foi trocada pelo Google na reformulação do Wear OS. Após a notícia da parceria do Google com a Samsung, a Qualcomm confirmou mais tarde que ainda planeja fazer novos chips vestíveis. Imediatamente após o anúncio do Google Pixel 6, a empresa emitiu um comunicado afirmando que “continuará a trabalhar em estreita colaboração com o Google em produtos existentes e futuros baseados em plataformas Snapdragon”. Embora a empresa não tenha falado mais nada sobre seus planos futuros, novas evidências sugerem que o próximo chipset smartwatch da Qualcomm está em desenvolvimento, possivelmente com o título Snapdragon Wear 5100.
Recentemente, o XDA-Developers vasculhaou o novo código publicado no wiki de desenvolvimento Code Aurora da Qualcomm e encontraram alguns detalhes interessantes no processo. Um ramo específico de código marcado como “LAW.UM.2.0-00700-SW5100.0” apresenta dois trechos de informações interessantes. Em primeiro lugar, a “LEI” no título poderia apontar para “Linux Android Wear”, de acordo com o XDA. Em segundo lugar, o “SW5100” poderia ser uma versão condensada do apelido Snapdragon Wear 5100. Em conjunto, isso sugere que o novo código está relacionado ao novo silício smartwatch da Qualcomm.
A Qualcomm e o chipset smartwatch em desenvolvimento: Exploração de código
Explorando o código, o site descobriu que a plataforma está sendo desenvolvida atualmente no kernel Linux 5.4, mas há informações conflitantes sobre a versão do Android na qual a plataforma é baseada. A página de lançamentos da CAF lista a versão como Android 11, mas o nível de envio da API em um arquivo de configuração é listado como “29”, que é Android 10.
O XDA aponta que, se a plataforma for realmente baseada no Android 11, ainda não se sabes se ela foi qualquer uma das mudanças introduzidas na grande atualização do Wear OS 3. No entanto, os smartwatches que executam a plataforma Snapdragon Wear 4100 da Qualcomm terão a atualização do Wear OS 3, portanto, não vemos razão para que essa plataforma não o faça tão bem se for de fato o Snapdragon Wear 5100.
O XDA também descobrIU evidências de que a plataforma pode ser baseada em um processo de 11 nm com quatro núcleos Arm Cortex-A73. Isso seria uma melhoria notável de eficiência e energia em relação ao coquetel do Snapdragon Wear 4100 de quatro núcleos Cortex-A53 mais antigos com base em um processo de 12 nm e uma melhoria adicional em relação ao design de 28 nm do Wear 3100.
Apesar de não sabermos quando a Qualcomm planeja lançar esse chipset para smartwatch, temos uma pista, encontrada pelo XDA, uma referência interessante aos wearables “Atherton”, localizada no código.
Esse nome de código pode se referir a dispositivos de referência alimentados por essa nova plataforma ou pode ser algo totalmente diferente. Pedimos à Qualcomm que comentasse essa história e atualizaremos este artigo se recebermos uma resposta.