O trabalho da Intel para adicionar suporte oneAPI/SYCL ao Blender para aceleração de GPU com o próximo hardware Arc Graphics parece totalmente pronto para a próxima versão do Blender 3.3.
Há meses, os engenheiros da Intel com a comunidade Blender têm trabalhado no suporte de renderização de GPU oneAPI para o mecanismo Cycles para complementar os alvos NVIDIA CUDA/OptiX e AMD HIP. Desde que o Blender 3.0 abandonou o OpenCL, este destino oneAPI será a única opção para aceleração de GPU com GPUs discretas da Intel para este software de modelagem 3D.
O código oneAPI para Blender agora foi auditado/aprovado depois de passar por algumas rodadas de revisão nos últimos meses.
Este patch adiciona um novo dispositivo Cycles com funcionalidade semelhante aos dispositivos GPU existentes. A compilação do kernel e a interação em tempo de execução acontecem por meio do compilador oneAPI DPC++ e da API SYCL.
Essa implementação se concentra principalmente nas GPUs Intel® Arc™ e em outras futuras GPUs Intel. Os primeiros drivers suportados são 101.1660 no Windows e 22.10.22597 no Linux.
As notas de lançamento do Blender 3.3 em andamento mencionam este suporte de renderização de GPU Intel. Ele observa que apenas as GPUs Intel Arc são suportadas para esses dGPUs Intel atuais e futuros – infelizmente, não funciona com aceleração de GPU Blender para gráficos integrados Intel existentes.
- Requer uma GPU Intel® Arc™. A implementação é focada principalmente nesta arquitetura e nas futuras GPUs Intel.
- Suportado apenas no Windows atualmente, com a versão do driver 101.1660 ou mais recente.
- Os kernels são compilados ao renderizar pela primeira vez. Atualmente, isso pode ser lento, por exemplo, 15 minutos. Estamos trabalhando para agrupar kernels compilados com o Blender para a versão final.
A renderização da GPU Intel oneAPI parece pronta para o Blender 3.3
No momento, esse suporte de renderização de GPU oneAPI é apenas para Windows, mas a Intel está trabalhando no suporte ao Linux a tempo para o lançamento final do Blender 3.3. O Intel Compute Runtime 22.10.22597 é a versão que se espera que os usuários do Linux estejam prontos para o Blender 3.3.
Os kernels também são compilados na primeira execução, o que pode ser bastante lento, mas eles também esperam ter isso corrigido para o Blender 3.3 final, ” Kernels são compilados ao renderizar pela primeira vez. Atualmente isso pode ser lento, por exemplo 15 minutos. estão trabalhando para agrupar kernels compilados com o Blender para a versão final.”
É ótimo ver isso sendo resolvido para o Blender 3.3 e a tempo para as próximas GPUs de desktop Arc Graphics lançadas este ano. O Blender 3.3 estável deverá ser lançado no início de setembro.