A versão UNIX do Lotus 1-2-3 agora pode ser executado no Linux, sem emuladores

a-versao-unix-do-lotus-1-2-3-agora-pode-ser-executado-no-linux-sem-emuladores

Antes do Microsoft Excel existir, o Lotus 1-2-3 era o rei das planilhas. No entanto, a Lotus lançou em 1990 também uma versão do 1-2-3 para o sistema operacional UNIX. Mas, isso foi abandonado por muitos anos. Ele era um dos grandes nomes do software na época e, algumas pessoas chegaram a pensar que suas cópias teriam desaparecido.

Versão UNIX do Lotus 1-2-3

A verdade é que, de qualquer forma, a versão ficou perdida até que Tavis Ormandy, um fã absoluto do Lotus 1-2-3, (que desenvolveu um driver para permitir o uso atual de sua versão DOS) encontrou uma pessoa que havia sido um SysOp (administrador) de um BBS no início dos anos 1990 e que mantinha os arquivos em fita.

Na realidade, Ormandy não estava procurando a versão UNIX desse software, mas sim um kit de desenvolvimento de software Lotus que na época permitia criar plug-ins para o software original. No entanto, verificando os arquivos do BBS, encontrou esse tesouro.

Ele então decidiu colocar o Lotus 1-2-3 rodando nativamente em sistemas Linux. Mas, ele enfrentou alguns problemas. Primeiro, o instalador continha vários arquivos TD0, um formato de arquivo de disco compactado obsoleto, que ele teve que investigar a conversão para outro formato.

a-versao-unix-do-lotus-1-2-3-agora-pode-ser-executado-no-linux-sem-emuladores

O segundo problema era óbvio: os antigos sistemas Unix são muito semelhantes ao Linux, mas não idênticos, e neste caso o formato binário (COFF, em vez de ELF) não era adequado. Mais do que compreensível, porque em 1990 o Linux ainda nem existia. Mas Ormandy desenvolveu um código que traduzia as chamadas do sistema do binário Unix em tempo real para que pudessem ser traduzidas para aquelas do sistema Linux.

Mais um problema enfrentado

Finalmente, havia a questão das medidas anti-cópia: a versão UNIX do Lotus 1-2-3 incluía um verificador de licença para garantir que nenhum usuário de 1990 estivesse passando cópias para seus amigos do escritório, para o qual Ormandy teve que ‘hackear’ o sistema para fazê-lo funcionar. De acordo com seu site, ele se sente justificado em fazê-lo porque o Lotus 1-2-3 para UNIX foi abandonado há 32 anos e porque ele mesmo ainda tem uma caixa do programa com a licença chave.

Assim, agora, o Lotus 1-2-3 agora pode ser executado no Linux sem a necessidade de emuladores, e o código que o torna possível está disponível no Github. Esperamos que isso seja útil para você. Não podemos negar que isso é um tesouro, mas, com as Planilhas atuais, será que precisávamos de algo assim? Algumas pessoas podem realmente achar melhor que qualquer coisa atual.

Via: GenBeta