De acordo com advogados da Apple, A Qualcomm está assediando os executivos da Apple chamando-os como testemunhas em um processo não relacionado. A Apple pediu a retirada de intimações, acusando a fabricante de chips de simplesmente buscar vingança por disputas anteriores entre as duas empresas.
Qualcomm versus Apple
A Apple e a Qualcomm tiveram uma longa e acalorada batalha legal sobre patentes, antes que o fabricante do iPhone fosse finalmente forçado a resolver fora do tribunal. A empresa de Cupertino comprou chips de modem da Qualcomm para seus iPhones. Esses modems continham tecnologia patenteada, e o fabricante de chips cobrou da Apple os próprios chips e uma taxa de licença separada pelo uso da tecnologia patenteada. O fabricante do iPhone se opôs a isso como “mergulho duplo” e as coisas ficaram muito complicadas.
A Qualcomm acusou a Apple de chantagem, lembra o 9to5Google. Os CEOs das duas empresas tiveram reuniões ‘hostis’. A Qualcomm se recusou a vender chips para a Apple para o iPhone XS e XR. Ambas as empresas deixaram de lado as conversas anteriores sobre um acordo e prometeram combatê-lo até o fim.
Um julgamento multibilionário começou, e terminou inesperadamente no primeiro dia, quando as duas empresas chegaram a um acordo extrajudicial. Nenhuma explicação foi oferecida, mas o acordo foi quase certamente a pedido da Apple depois que ela ficou efetivamente sem escolha a não ser reparar seu relacionamento com a Qualcomm quando a Intel saiu do negócio de modem para smartphone 5G.
Embora o assunto tenha sido oficialmente encerrado, ainda se diz que há rixas entre as duas empresas.
Qualcomm está assediando executivos da Apple, dizem advogados
A Qualcomm agora está defendendo um processo não relacionado, no qual os investidores acusam a fabricante de chips de fraude de valores mobiliários ao aumentar artificialmente o preço de suas ações. Uma questão relevante aqui é o caso antitruste movido pela Federal Trade Commission (FTC), que a Qualcomm ganhou.
Como parte de sua defesa, a Qualcomm está tentando depor (entrevista sob juramento) dois executivos seniores da Apple – COO Jeffrey Williams e conselheiro-chefe Bruce Watrous. O Reuters (Via: 9to5Mac) relata que ambos se opõem a isso, dizendo que o processo não os envolve.
Os advogados da Apple Inc também querem que as intimações sejam retiradas, alegando que isso é apenas uma pequena vingança.
A Apple também disse que suas “comunicações com a FTC não são relevantes para o litígio de valores mobiliários entre a Qualcomm e seus acionistas em relação a alegadas declarações falsas da Qualcomm”.
A Qualcomm “parece ter aproveitado a oportunidade para assediar a Apple, sua ex-adversária no litígio”, disseram os advogados da Apple.
Pelo visto a “guerra” ainda não acabou e, as empresas podem voltar aos tribunais.