A Epic Games nunca deu muita bola para o mundo Linux e deixou seus usuários de lado na hora de lançar novos (e antigos) recursos. Sua Epic Games Store não possui um cliente oficial para o sistema operacional criado por Linus Torvalds (felizmente, existem várias opções não oficiais disponíveis). Quanto ao seu mecanismo gráfico Unreal Engine e sua ferramenta de criação de jogos Unreal Engine Editor, eles rodam Linux há anos. Porém, seu processo de instalação sempre foi desnecessariamente complexo para o usuário Linux não iniciado, exigindo etapas como compilar o software antes de prosseguir com a instalação. Ou seja, a solução fornecida pela Epic Games estava longe de ser a ideal. E agora, sem fazer muito alarde, você pode baixar os executáveis do Unreal Engine 5 para Linux.
Agora você pode baixar os executáveis do Unreal Engine 5 para Linux
No entanto, agora sabemos que o Unreal Engine 5 não estava disponível até recentemente. No entanto, acaba de sair um pacote de instalação com tal finalidade, com um arquivo zip que só teremos que descompactar na pasta que preferirmos, antes de executar o mecanismo, sem a necessidade de compilações complexas. Ou seja, pela primeira vez a Epic Games nos fornece diretamente os executáveis.
E o mais curioso é que, apesar da importância desse passo, a empresa pouco fez para promovê-lo: a notícia só começou a se espalhar pela Internet nas últimas horas, apesar de o arquivo de download ter sido online há muito tempo. já 10 dias.
Para baixá-lo, você só precisará acessar seu site, fazer login (e, portanto, ter uma conta de usuário), aceitar a licença de uso e clicar no link. Depois disso, basta aguardar o download dos mais de 20 GB que o software ocupa para terminar, embora o site mencione a necessidade de ter cerca de 60 GB de espaço livre em disco uma vez que o Unreal Engine esteja descompactado e funcionando.
Outros requisitos do computador em que o instalamos são ter um Ubuntu 22.04 de 64 bits e, recomendado, com o compilador clang 13.0.1 (ou superior), e com um IDE como Visual Studio Code, CLion ou QtCreator (citamos apenas os exemplos citados pela Epic Games). Em termos de hardware, o único requisito é ter uma placa gráfica com no mínimo 8 GB de memória.
Para executar o editor, uma vez descompactado o arquivo, devemos executar o comando ‘./Linux_Unreal_Engine_5.0.3/Engine/Binaries/Linux/UnrealEditor’ do mesmo diretório.