Além de melhorias no Linux por meio do Windows Subsystem for Linux, que agora contará com interface gráfica, o chefão da Microsoft Satya Nadella promete mudanças profundas no seu sistema operacional e a chegada de uma grande atualização ao Windows em breve, “a mais importante da última década” nas palavras dele. Durante a Build 2021, Satya não deu maiores detalhes sobre o que está por vir. Porém, um detalhe não passou despercebido: ele falou em Windows e não no Windows 10. Portanto, isso sugere que a empresa está preparando uma mudança mais significativa com a marca Windows do que deve ir além da interface do usuário.
De qualquer forma, acredita-se que Nadella estava falando sobre o Windows 10 Sun Valley, que trará muitas novidades. Lembre-se de que o Windows 10X deveria ser lançado este ano. Porém, esta versão foi simplesmente abortada, sem maiores explicações até este momento. Assim, todas as expectativas se voltam ao Windows 10 Sun Valley, que está recebendo vários dos recursos que iriam para o Windows X.
Por outro lado, Redmond não está antecipando seus grandes planos com seu sistema operacional porque a empresa está se preparando para detalhar o que está por vir para seu sistema operacional para PC em uma reunião separada. O CEO da Microsoft, Satya Nadella, revelou que está testando “a próxima geração do Windows” nos últimos meses.
De acordo com as declarações do CEO, “em breve compartilharemos” a atualização que visa proporcionar maiores oportunidades econômicas para desenvolvedores e criadores. De acordo com Nadella, “a promessa é esta: criaremos mais oportunidades para todos os desenvolvedores atuais do Windows e daremos as boas-vindas a novos criadores“. Isso ocorrerá enquanto a plataforma se prepara para ser aberta para criar, distribuir e monetizar aplicativos”.
Além de novidades no Linux, Satya Nadella promete uma das atualizações do Windows mais importantes da última década. Loja de aplicativos será aberta
Além disso, a Microsoft tem trabalhado em uma nova loja de aplicativos do Windows nos últimos meses, junto com algumas mudanças significativas na interface do usuário do sistema operacional, de acordo com Nadella.
Isso pode incluir algumas mudanças significativas na Windows Store, permitindo que os desenvolvedores enviem qualquer aplicativo do Windows, também em navegadores de terceiros, como Chrome ou Firefox.
Há rumores de que a Microsoft pode até permitir plataformas de negociação de terceiros em aplicativos, para que os desenvolvedores possam evitar pagamento de comissão de 15% da Microsoft em aplicativos e 12% em jogos.
As mudanças que já são esperadas no Windows 10
De acordo com sites especializados, a Microsoft está se preparando para algumas mudanças “radicais” no design do Windows 10, “de acordo com uma série de anúncios de emprego descobertos.”
A oferta de trabalho foi divulgada pela equipe da Plataforma de Experiências Interativas da empresa americana, responsável pela experiência do usuário do Windows e seus aplicativos. E ele explicou “agora estamos em uma jornada de vários anos para revolucionar a plataforma de experiência do usuário do Windows, oferecendo as melhores experiências interativas, mostrando hardware de última geração”.
Via Genbeta