A Alemanha vem enfrentando o pior ataque cibernético durante esses dias em toda a sua história. Nas últimas semanas, hackers vazaram dados confidenciais sobre a chanceler alemã Angela Merkel e centenas de outros políticos. Este é o maior vazamento de informações político na Alemanha até agora. Portanto, a Alemanha sofre o maior ataque cibernético de sua história.
Por enquanto, a investigação está no começo. O vazamento inclui endereços de e-mail, números de telefones celulares, fotos de cartões de identificação e bate-papos pessoais.
A informação surgiu nas últimas semanas através de uma conta no Twitter chamada “@ _0rbit“. A Agência Federal Alemã de Segurança da Informação (BSI) está atualmente investigando o assunto. Um porta-voz da BSI não divulgou informações mais detalhadas.
Sobre o vazamento de dados
As vítimas são mais de 400 políticos com atuação estadual e federal, de todos os partidos relevantes da Alemanha. Foram atingidos a chanceler (primeira-ministra) Angela Merkel e o presidente da Alemanha, Frank-Walter Steinmeier. O jornal Bild estima em 1.000 o número de políticos afetados e em milhões os dados privados vazados.
Investigação conta com ajuda de outras agências governamentais
O responsável pela publicação é o dono de uma conta do Twitter que se descreve como um “investigador de segurança, artista e sátiro”. Apesar disso, a polícia não confirmou se se trata da mesma pessoa que teve acesso à informação dos políticos.
Do mesmo modo, o jornal relata que a rede interna de segurança do governo alemão não foi afetada, nem as das agências de segurança. Os partidos foram informados do ataque, segundo a imprensa. O Escritório Constitucional Federal assumiu o caso. De acordo com o Bild, o escritório está trocando informações com serviços secretos estrangeiros. Assim, o objetivo é determinar a procedência dos ataques.
A ministra alemã da Justiça, Katarina Barley, condenou o vazamento, que qualificou como “grave”.
O autor deste ataque quer abalar a confiança em nossa democracia e em nossas instituições, afirmou à agência de notícias DPA. Estes criminosos e quem os respalda não devem sob nenhuma hipótese ditar os termos de qualquer debate em nosso país, acrescentou.
Atual alvo cibernético mundial
Nos últimos anos, a Alemanha experimentou uma série de incidentes de hacking. Foram várias tentativas de explorar os partidos políticos. Os ataques estão relacionados ao CDU e ao Partido Social Democrata (SPD) em 2017. Além disso, a rede parlamentar alemã em 2015, quando criminosos roubaram 16G dados.
Em relação ao novo incidente, há dois endereços de email e um número de fax ligados a Merkel. Do mesmo modo, há alguns registros que parecem ser a conversa do ministro da Economia, Peter Altmaier.