Alertas de terremoto do Android podem ter falhado na Turquia

Falha GhostRace afeta todas as principais CPUs e ISAs

Em 2020, o Google lançou um sistema de detecção de terremotos para telefones Android. O recurso avisa as pessoas alguns segundos antes de ocorrer um terremoto. No entanto, parece que os alertas de terremoto do Android podem ter falhado durante um terremoto na Turquia no início deste ano.

Terremoto ocorrido na Turquia

No terremoto que atingiu a Turquia em fevereiro deste ano, quase 60.000 pessoas foram mortas. A BBC relata que o sistema de detecção de terremotos do Android falhou em notificar muitos residentes antes do primeiro tremor.

O sistema de detecção de terremotos do Android usa dados do acelerômetro de vários smartphones para detectar tremores, sendo capaz de detectar com precisão o epicentro de um terremoto. O sistema então envia um aviso aos usuários, potencialmente dando a eles entre um e 60 segundos para tomar precauções.

Nenhum alerta para o primeiro tremor?

alertas-de-terremoto-do-android-podem-ter-falhado-na-turquia

O veículo visitou três cidades afetadas e falou com “centenas” de pessoas, afirmando não ter encontrado ninguém que tivesse recebido um alerta antes do primeiro terremoto. No entanto, descobriu que “um pequeno número” de usuários recebeu uma notificação para o segundo tremor, que ocorreu na hora do almoço.

O líder de produto do Google, Micah Berman, insistiu que o sistema de detecção de terremoto funcionou, mas a BBC afirmou que não recebeu nenhuma evidência disso. Berman sugeriu a possibilidade de que o alerta “acontecesse discretamente em segundo plano, enquanto os usuários prestavam atenção em muitas outras coisas”. Mas os moradores que falaram com a BBC insistiram que isso não aconteceu e simplesmente não receberam um alerta.

O Google supostamente forneceu ao veículo uma lista em PDF contendo 13 postagens de mídia social mencionando um aviso sobre o terremoto. Apenas um dos autores do post mencionou um aviso para o primeiro tremor.

O representante do Google posteriormente enviou uma declaração ao veículo após a entrevista:

Durante um evento de terremoto devastador, vários fatores podem afetar se os usuários recebem, notam ou agem em um alerta suplementar — incluindo as características específicas do terremoto e a disponibilidade de conectividade com a Internet.

Nova declaração do Google

Estamos tremendamente tristes com a perda de vidas como resultado dos recentes terremotos trágicos na Turquia. O Android Earthquake Alerts System é um serviço complementar inédito que usa telefones para estimar rapidamente tremores de terremotos e fornecer avisos antecipados. Ele não foi projetado para substituir nenhum sistema de alerta público ou oficial. Nosso sistema detectou grandes terremotos e muitos tremores secundários na Turquia. Durante um evento de terremoto devastador, vários fatores podem afetar se os usuários recebem, notam ou agem em um alerta suplementar – incluindo as características específicas do terremoto e a disponibilidade de conectividade com a Internet. Os usuários também podem não ver ou prestar atenção a um alerta no meio da noite ou ao priorizar a segurança pessoal e familiar durante desastres naturais significativos. Continuamos aprendendo com as detecções em todo o mundo e nossa equipe está empenhada em melhorar o Android Earthquake Alerts System, continuando a investir em avanços tecnológicos e interagindo com especialistas acadêmicos e em desastres naturais para ajudar os usuários a se manterem seguros.

Quando o Google foi confrontado pela primeira vez com a notícia de que seu sistema de detecção de terremotos parecia ter falhado, o líder de produto do Google, Micah Berman, afirmou que o sistema havia funcionado, como dissemos acima. No entanto, a BBC informou que os residentes com quem conversou insistiram que não receberam um alerta. Esperamos que o Google melhore esse sistem, para que ele possa funcionar melhor da próxima vez que identificar um terremoto.

Acesse a versão completa
Sair da versão mobile