As grandes empresas começam a se render cada vez mais ao mundo Linux. Desta vez, quem está investindo pesado é a gigante de vendas Amazon, que cria o chamado DAMON com a finalidade de monitorar os acessos de dados no Kernel Linux. Os engenheiros da Amazon é que apresentaram o “DAMON” para o kernel Linux. Apesar de ser voltado ao monitoramento de dados, eles explicam que o objetivo é voltado a processos específicos em relação ao usuário.
Aqui está a explicação da própria equipe da Amazon sobre o DAMON:
DAMON é um módulo do kernel que permite aos usuários monitorar o padrão de acesso à memória real de processos específicos do espaço do usuário. Seu objetivo é 1) preciso o suficiente para ser útil em domínios centrados no desempenho e 2) suficientemente leve para que possa ser aplicado on-line.
Para os objetivos, o DAMON utiliza seus dois mecanismos principais, chamados amostragem baseada na região e ajuste de regiões adaptativas. A amostragem baseada na região permite que os usuários façam sua própria troca entre a qualidade e a sobrecarga do monitoramento e defina o limite superior da sobrecarga do monitoramento. Além disso, o mecanismo de ajuste de regiões adaptativas faz com que o DAMON maximize a qualidade e minimize a sobrecarga com seus melhores esforços, preservando o trade-off configurado pelos usuários.
Amazon cria “DAMON” para monitorar acessos de dados no Kernel
Um exemplo simples de uso do DAMON seria a análise do comportamento do programa. Com a saída DAMON, os usuários podem confirmar se o programa está sendo executado como pretendido ou não. Isso será útil para depurações e testes de design pontos.
Entre as utilizações esperadas do DAMON, estão:
- a análise de comportamento do programa;
- depuração;
- análise de sistemas com uso excessivo de memória;
- otimização de software com base nos padrões reais de acesso a dados;
- e outras otimizações de software.
Mais detalhes sobre a implementação proposta do DAMON para o kernel Linux podem ser encontrados através desta solicitação de comentários.
Via Phoronix