Na Amazon, o futuro já começou. Pelo menos em relação ao uso de tecnologia no lugar de humanos, a empresa acaba de dar um passo importante. De acordo com um vídeo recentemente revelado, a Amazon troca trabalhadores de armazém por robôs. Ela mostrou o primeiro “robô móvel totalmente autônomo” e outras máquinas projetadas para operar ao lado de trabalhadores humanos em seus armazéns.
Em 2012, a gigante do comércio eletrônico adquiriu a Kiva Systems, uma startup de robótica, por US$ 775 milhões. Agora, depois disso, a Amazon revelou vários protótipos movidos por IA e algoritmos de visão computacional. As novidades vão desde garras robóticas a sistemas de armazenamento móveis, desenvolvidos na última década. A megacorporação espera colocá-los em uso em armazéns um dia, ostensivamente para ajudar a equipe a levantar, transportar e escanear itens com mais eficiência.
Amazon troca trabalhadores de armazém por robôs
Seu “robô móvel autônomo” é um dispositivo em forma de disco sobre rodas e se assemelha a um Roomba. Em vez de aspirar migalhas, a máquina, chamada Proteus, se encaixa cuidadosamente embaixo de um carrinho cheio de pacotes e o empurra pelo chão da fábrica. A Amazon disse que o Proteus foi projetado para trabalhar diretamente com e ao lado de humanos e não precisa ser restrito a locais específicos enjaulados por razões de segurança.
O robô acende um feixe de luz verde para navegar, parando se detectar algo ou alguém bloqueando seu caminho. O Proteus será implementado inicialmente nas áreas de manuseio de saída dos centros de atendimento e triagem da Amazon, antes de serem implantados mais amplamente.
Esses robôs são projetados para executar tarefas simples repetidamente. A Amazon espera que eles reduzam o risco de lesões para os trabalhadores. “O movimento de pacotes pesados, bem como a redução de movimentos de torção e giro pelos funcionários, são áreas que procuramos continuamente automatizar para ajudar a reduzir o risco de lesões”, insistiu o titã da nuvem.
Em seguida vem o Cardinal, descrito como uma “célula de trabalho robótica”. É um braço mecânico com uma série de garras em uma extremidade. Resolver os custos e problemas trabalhistas é, sem dúvida, também um fator.
Uso de Inteligência Artificial
A máquina supostamente usa IA e visão computacional para pegar pacotes, ler seus rótulos e colocá-los em um carrinho. A equipe não precisará girar e girar tanto para escanear e arquivar itens se o robô puder fazer isso por eles. A Cardinal só pode pegar pacotes abaixo de certos tamanhos e pesos no momento, embora os engenheiros estejam tentando desenvolver uma versão que possa lidar com pacotes de até 50 libras (22,7 kg) e esperam implementar as máquinas Cardinal nos centros de distribuição no próximo ano.
Atualmente, os funcionários da Amazon digitalizam cada item manualmente à medida que os produtos passam por vários armazéns a caminho dos compradores. Um dos protótipos demonstrados é a ferramenta Amazon Robotics Identification, que analisa imagens de câmeras a 120 quadros por segundo e escaneia automaticamente caixas e envelopes à medida que um trabalhador os transporta de um carrinho para uma prateleira. Por fim, é mostrado outro robô capaz de recolher e guardar caixas, substituindo a necessidade de os funcionários subirem escadas ou se abaixarem para pegar pacotes.
Substituição da mão de obra humana
A Amazon está exibindo seus protótipos de robôs de armazém assim que um memorando vazado revelou que está preocupado com a agitação do pool de mão de obra disponível. Os funcionários não costumam ficar trabalhando nos centros de atendimento por muito tempo, e alguns estão tentando e conseguindo se sindicalizar. Não é surpresa, pois eles enfrentam taxas relativamente altas de lesões e pressão para processar pedidos o mais rápido possível. Para ajudar a reforçar sua força de trabalho manual, a Amazon precisa lançar mais ‘droides’.
As máquinas, no entanto, não substituirão os humanos completamente, nos dizem. “A especulação era desenfreada de que a Amazon estava substituindo pessoas por robôs… Desde os primeiros dias da aquisição da Kiva, nossa visão nunca esteve vinculada a uma decisão binária de pessoas ou tecnologia. Em vez disso, tratava-se de pessoas e tecnologia trabalhando de forma segura e harmoniosa para entregar para nossos clientes. Essa visão permanece até hoje”, disse o biz em um comunicado.