Ambiente de desktop COSMIC usará Iced em vez de GTK

CEO da System76 culpa alterações do Ubuntu pela mudança para o Pop!_OS
cosmic pop

Há alguns dias, Michael Aaron Murphy, líder de desenvolvimento do Pop!_OS e colaborador do Redox OS, falou sobre trabalhar em uma nova edição do ambiente de usuário “COSMIC”. Segundo ele, o ambiente de desktop COSMIC, presente no Pop!_OS, usará Iced em vez de GTK.

Para quem não conhece o COSMIC, deve saber que é um ambiente de desktop com base em um GNOME Shell modificado e extensões adicionais. No entanto, difere em um redesenho mais profundo da área de trabalho e na introdução de mudanças conceituais.

Lembre-se que o COSMIC foi apresentado ao Pop!_OS no ano passado no Pop!_OS 21.04 , e as pessoas por trás do projeto System76 descrevem o ambiente como uma solução simplificada que torna o desktop mais fácil de usar enquanto é mais poderoso e eficiente para os usuários por meio de personalização.

Ambiente de desktop COSMIC usará Iced em vez de GTK

Ambiente de desktop COSMIC usará Iced em vez de GTK

Também é mencionado que novos designs foram desenvolvidos a partir de testes extensivos e feedback do usuário desde o lançamento do Pop! _OS 20.04, e atualmente estão sendo refinados em sua fase de testes.

Em vez da navegação horizontal unificada de aplicativos e desktops virtuais na “Visão geral da atividade” que apareceu no GNOME 40, o COSMIC continua a separar visualizações para navegar em desktops ao lado de janelas abertas e aplicativos existentes. Uma visualização dividida oferece a capacidade de acessar uma seleção de aplicativos com um único clique, e um layout mais simples evita que a desordem visual seja uma distração.

A equipe de UX vem projetando cuidadosamente widgets e aplicativos no ano passado. Estamos agora no ponto em que é fundamental para a equipe de engenharia decidir sobre um kit de ferramentas GUI para o COSMIC. Depois de muita deliberação e experimentação ao longo do ano passado, a equipe de engenharia decidiu usar o Iced em vez do GTK.

Características

Durante o teste do usuário, foi mencionado que os usuários do GNOME tendem a pausar a tarefa após abrir a “Visão geral das atividades”. As visualizações divididas permitem o acesso com um clique ao alternador de aplicativos , enquanto um design de interface do usuário mais limpo evita distrações visuais.

O Iced é um kit de ferramentas GUI nativo do Rust que recentemente progrediu o suficiente para se tornar viável para uso no COSMIC. Vários applets COSMIC já foram escritos em GTK e Iced para comparação. 

Nota-se que após longas discussões e experimentos, os desenvolvedores decidiram usar a biblioteca Iced em vez do GTK para construir a interface. De acordo com os engenheiros do System76, a biblioteca Iced recentemente desenvolvida ativamente já atingiu um nível suficiente para ser usada como base para um ambiente de usuário.

As últimas versões de desenvolvimento do Iced possuem uma API muito flexível, expressiva e intuitiva em relação ao GTK. Parece muito natural em Rust, e qualquer pessoa familiarizada com Elm apreciará seu design.

Outros testes

Durante os testes que foram realizados foram preparados vários applets COSMIC , escritos simultaneamente em GTK e Iced para comparar tecnologias. Os testes mostraram que, em comparação com o GTK, a biblioteca Iced fornece uma API mais flexível, expressiva e compreensível, combina naturalmente com o código Rust e oferece uma arquitetura familiar para desenvolvedores familiarizados com a linguagem de construção de interface declarativa Elm.

A biblioteca Iced é escrita inteiramente na linguagem Rust, usa tipos seguros, uma arquitetura modular e um modelo de programação reativa. Vários mecanismos de renderização compatíveis com Vulkan, Metal, DX12, OpenGL 2.1+ e OpenGL ES 2.0+ são fornecidos, bem como um shell do Windows e um mecanismo de integração da web.

Os aplicativos baseados no Iced podem ser criados para Windows, macOS, Linux e executados em um navegador da Web. Os desenvolvedores recebem um conjunto de widgets prontos para uso, a capacidade de criar controladores assíncronos e o uso de layout adaptável de elementos de interface com base na janela e no tamanho da tela. O código é distribuído sob a licença MIT.

Por fim, se você estiver interessado em saber mais sobre o assunto, poderá consultar os detalhes no link a seguir.

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