Ambiente de desktop GNOME 46.1 é lançado!

ambiente-de-desktop-gnome-46-1-e-lancado

O Projeto GNOME acaba de lançar o GNOME 46.1 como o primeiro lançamento pontual da mais recente série de ambientes de desktop GNOME 46 “Kathmandu”. Esssa nova versão traz várias melhorias e correções de bugs.

GNOME 46.1

O GNOME 46.1 chega um mês após o lançamento do GNOME 46, implementando suporte explícito à sincronização GNU para usuários de hardware NVIDIA no Wayland para fornecer-lhes um aumento de desempenho e resolver vários problemas gráficos. No entanto, você ainda precisará esperar pelo lançamento de um novo driver gráfico proprietário da NVIDIA que suporte sincronização explícita.

Por outro lado, o Mutter 46.1 também melhora o suporte para gráficos híbridos, corrigindo vários problemas secundários de aceleração de GPU com o driver gráfico NVIDIA e corrige o atraso de entrada no X11 com hardware NVIDIA. Além disso, a versão Mutter 46.1 melhora o recurso Night Light em monitores sem EDID, melhora o suporte para alguns clientes Xwayland, corrige o estado inicial suspenso e aborda vários outros bugs e travamentos.

ambiente-de-desktop-gnome-46-1-e-lancado

O GNOME Shell também foi atualizado para melhorar a notificação de sessões conflitantes, adicionar um nível de mudança ao layout do teclado coreano na tela, corrigir suporte de marcação em notificações, resolver alguns problemas no aplicativo Extensões e também corrigir alguns bugs menores.

O gerenciador de arquivos Nautilus (Arquivos) do GNOME também recebeu correções para alguns bugs para permitir que os usuários criem arquivos com a tecla Enter na caixa de diálogo “Compactar”, movam corretamente o foco quando um item for removido e otimizem o desempenho geral da visualização. Além disso, o Nautilus 46.1 evita travamentos ao compactar um arquivo e uma pasta, não mostra mais banners na pesquisa global, preserva as permissões ao copiar de sistemas de arquivos somente leitura e desativa a pesquisa global que não funciona na visualização “Outros locais”.

Outras atualizações

O GNOME 46.1 atualiza o aplicativo GNOME Maps para corrigir um problema com o marcador de localização atual que não se move ao atualizar o local, bem como o aplicativo GNOME Text Editor para remover o DBusActicatable=trueparâmetro do arquivo desktop, o que corrige um problema em que você poderia gerar o Editor de Texto via D-Bus e não ter a sessão restaurada na inicialização.

O leitor de tela Orca 46.1 também está incluído nesta versão com correções para um problema que causava falha no clique de revisão plana em alguns aplicativos GTK, uma regressão no SayAll durante o carregamento da página, uma falha no Pidgin IM, um travamento quando “onde estou I” foi utilizado imediatamente após o carregamento das páginas de um documento grande e apresentação de novos grupos de botões de opção.

Por último, o visualizador de imagens Lupa foi atualizado para a versão 46.2, uma versão que corrige a opção de preenchimento de espaço não aplicada ao alterar a orientação na visualização de impressão. O GNOME Control Center 46.1 atualiza o painel Rede para adicionar suporte stable-ssid para mac clonado, o painel Privacidade para corrigir a abertura de páginas de Ajuda ao visualizar as configurações de privacidade, o painel Compartilhamento para ocultá-lo automaticamente quando Rygel e gnome-user-share estão não instalado e o painel Wacom para verificar o nome correto do conector de saída.

Além disso, o painel Sistema melhora a capacidade de geração de senhas nas configurações da Área de Trabalho Remota e não mostra mais a configuração de fuso horário automático quando os serviços de localização não estão disponíveis. O servidor GNOME Remote Desktop também foi atualizado para rodar no Big Endian e evitar uma falha que ocorre quando não há sessões de usuário, bem como xdg-desktop-portal-gnome com várias correções na caixa de diálogo do portal ScreenCast. Para mais detalhes, confira o changelog na página de anúncio de lançamento.

O GNOME 46.1 em breve chegará aos repositórios de software estáveis ??de suas distribuições GNU/Linux favoritas, especialmente se você estiver usando distros de lançamento contínuo como Arch Linux ou openSUSE Tumbleweed, então certifique-se de manter suas instalações sempre atualizadas.