O LXQt 1.2 foi lançado como a mais nova atualização de recurso para este ambiente de desktop leve e de código aberto que atualmente tem como alvo o kit de ferramentas Qt 5.15 LTS.
Sobre o LXQt 1.1 de abril, houve muitas mudanças para este ambiente de desktop que se formou a partir da fusão anterior dos projetos de desktop LXDE e Razor-qt. Portanto, esta é uma grande atualização para o ambiente de desktop leve que introduz suporte inicial para o servidor de exibição Wayland em uma tentativa de acompanhar os tempos e as novas tecnologias que a maioria das distribuições GNU/Linux está adotando dias.
Ainda baseado na estrutura de aplicativo de código aberto Qt 5.15 LTS com suporte de longo prazo, o LXQt 1.2 também melhora seu componente gerenciador de arquivos. Para isso, usa um novo recurso de histórico de pesquisa que oferece listas separadas para pesquisas de nome e conteúdo. Os usuários podem pesquisar o número máximo de itens do histórico em Preferências > Avançado > Pesquisar.
O mais notável com o LXQt 1.2 é ter as alterações preliminares em vigor para usar a sessão do LXQt no Wayland. Este suporte de sessão LXQt Wayland parece ser muito inicial, mas o suporte inicial está pelo menos aqui para a versão 1.2. O LXQt 1.2 na frente do Wayland também possui uma correção para o gerenciador de arquivos LQXt, bem como para o Painel LXQt para corrigir o posicionamento do pop-up de volume no Wayland.
Ambiente de desktop LXQt 1.2 ganha suporte a Wayland e várias melhorias
O LXQt 1.2 também adiciona um histórico de pesquisa ao gerenciador de arquivos LXQt, o QTerminal agora pode ser usado como um plugin Qt, o posicionamento do LXQt Runner foi corrigido com alguns gerenciadores de janelas, a renderização Bidi é habilitada por padrão para o QTerminal e muitas alterações no LXQt contido componentes. Tal como acontece com a maioria dos lançamentos de software, também há muita correção de bugs.
O gerenciador de arquivos do LXQt agora também oferece uma seleção de arquivos mais fácil no modo Lista Detalhada arrastando o cursor do mouse dentro de colunas sem nome. Além disso, agora é possível desmarcar itens com o atalho Ctrl+D.
Além disso, o gerenciador de arquivos agora apresenta uma entrada “Categorias” e um item de ajuda “O que é isso” na caixa de diálogo de criação do iniciador, novas opções para reconhecimento de localidade e preenchimento zero, suporte para personalizar as margens da área de trabalho da área de trabalho, bem como a capacidade de lembrar o resultado de prompts de execução com vários arquivos.
O emulador de terminal QTerminal também foi aprimorado nesta versão para permitir o uso do QTermWidget como um plug-in do Qt e fornecer uma melhor análise de comandos por meio da -e
opção. Além disso, o QTerminal agora vem com a renderização Bidi habilitada por padrão e o texto DND agora segue as configurações para corte de nova linha e prompts de várias linhas.
Downloads e mais detalhes sobre o LXQt 1.2 via GitHub.