Ambiente de desktop LXQt 2.0 é lançado oficialmente

ambiente-de-desktop-lxqt-2-0-e-lancado-oficialmente

O ambiente de desktop LXQt 2.0 acaba de ser lançado como um marco importante. A nova versão traz suporte ao Qt 6 e avançando no suporte ao protocolo de exibição Wayland para mais componentes.

Ambiente de desktop LXQt 2.0

O grande destaque desta versão é que o LXQt 2.0 foi totalmente portado para a estrutura de aplicativos Qt 6 mais recente para fornecer aos usuários uma UI mais moderna. No entanto, isso não significa que aplicativos baseados em Qt 5 não sejam suportados. As distros podem enviar o LXQt 2.0 com estilo Qt5 e caixa de diálogo de arquivo Qt5 renomeando alguns pacotes para serem instalados em paralelo com suas versões Qt 6.

Esta versão também apresenta um novo menu de aplicativo padrão para o Painel LXQt, que você pode ver na captura de tela acima. O novo menu de aplicativos é denominado “Menu Fancy” e apresenta as categorias “Favoritos” e “Todos os Aplicativos”, além de uma funcionalidade de pesquisa aprimorada. Além disso, o LXQt 2.0 também adiciona suporte Wayland a mais componentes, como o módulo de desktop do gerenciador de arquivos PCManFM-Qt, LXQt Runner e notificações de desktop LXQt. O painel LXQt também oferece suporte Wayland para posicionar o painel usando o “protocolo shell de camada”.

Os compositores Wayland que suportam o “protocolo shell de camada” incluem LabWC, Wayfire, kwin_wayland, Hyprland, Sway, bem como outros, e os desenvolvedores do LXQt disseram que PCManFM-Qt agora pode oferecer aos usuários um desktop real com compositores Wayland que implementam a “camada protocolo shell”, como aqueles baseados em wlroots ou KWin do KDE Plasma.

O próximo lançamento

O desenvolvimento do LXQt está confiante de que o próximo lançamento principal, LXQt 2.1, será totalmente compatível com Wayland . Os componentes que precisam ser portados para o Wayland incluem ScreenGrab, LXQt Global Shortcuts, barra de tarefas e indicador de teclado do LXQt Panel, algumas configurações de entrada e configurações de monitor, botão liga / desliga e bloqueio de tela.

“Wayland será o alvo principal do LXQt 2.1.0, assim como o Qt6 foi para o LXQt 2.0.0”, disseram os desenvolvedores. “A maioria dos compositores Wayland possui ferramentas que podem ser usadas em vez deles, de modo que uma sessão LXQt-Wayland já é possível para usuários avançados.” Infelizmente, o aplicativo emulador de terminal QTerminal é o único aplicativo que não foi portado para o Qt 6 como parte do lançamento do LXQt 2.0 e será lançado posteriormente. Até então, o LXQt 2.0 será fornecido com a versão QTerminal 1.4.0 baseada em Qt 5.

O LXQt 2.0 estará disponível em breve nos repositórios de software estáveis de distribuições populares de lançamento contínuo, como Arch Linux ou openSUSE Tumbleweed, mas você também poderá instalá-lo em breve em outras distros.

Acesse a versão completa
Sair da versão mobile