A AMD levantou formalmente a tampa da sua próxima GPU e anuncia a Radeon RX 5500 que chegará ainda este ano.
Esta nova GPU está usando sua arquitetura RDNA, com base em sua tecnologia de processo de 7 nm. Pelo que a AMD diz, eles esperam oferecer um desempenho “1,6X” maior por watt quando comparado com a arquitetura Graphics Core Next (GCN) anterior.
Contudo, a Radeon RX 5500 terá um modelo móvel e de desktop, cada um compartilhando 22 unidades de computação, 1.408 processadores de fluxo e uma interface de memória de 128 bits.
Listei onde eles são realmente diferentes nas especificações compartilhadas pela AMD abaixo:
GPU Radeon RX 5500M (móvel)
- TFLOPS: até 4.6
- GDDR6: 4GB
- Clock do jogo11 (MHz): até 1.448
- Boost Clock12 (MHz): até 1.645
Radeon RX 5500 series (desktop)
- TFLOPS: até 5,2
- GDDR6: até 8 GB
- Clock do jogo11 (MHz): até 1.717
- Boost Clock12 (MHz): até 1.845
Alguns esclarecimentos sobre a AMD Radeon RX 5500
- O relógio do jogo é o relógio esperado da GPU ao executar aplicativos típicos de jogos, definido como TGP (Total Graphics Power). Os resultados reais do relógio individual podem variar;
- Boost Clock Frequency é a frequência máxima alcançável na GPU executando uma carga de trabalho estourada. A capacidade de obtenção, a frequência e a sustentabilidade do clock aumentam com base em vários fatores, incluindo, entre outros: condições térmicas e variação nas aplicações e cargas de trabalho.
Então, quanto à disponibilidade, você precisa esperar, mas não muito tempo. A AMD disse que o laptop MSI Alpha 15 com a GPU Radeon RX 5500M será lançado ainda este mês e que alguns sistemas pré-fabricados da HP, Lenovo e outros serão lançados em novembro.
No entanto, para GPUs independentes de parceiros da AMD, eles estão apenas dando um ambíguo “Q4 2019” e também não estão mencionando preços, portanto, resta ver o quão competitivo eles serão em relação à NVIDIA.
Através deste artigo, viu-se que a AMD anunciou o Radeon RX 5500 ainda para este ano e você pode ver todos os detalhes em seu comunicado de imprensa aqui.
Via: GamingOnLinux