AMD disponibiliza pela primeira vez o código do OpenSIL no GitHub

Linus Torvalds anuncia mais testes ARM64 Linux
AMD prepara novidades para driver gráfico Linux 6.6 e AMDGPU DC para RISC-V

Nem todas as empresas estão dispostas a abrirem o código de seus produtos. No entanto, algumas têm se aberto para isso e já estão disponibilizando esse código atualmente. Inclusive, a AMD está disponibilizando pela primeira vez o código do OpenSIL no GitHub. O OpenSIL aberto da AMD destina-se a fornecer uma substituição completa para o firmware Agesa.

AMD publica o código do OpenSIL no GitHub

A fabricante de chips AMD publicou o código de sua iniciativa OpenSIL (Open Source x86 Silicon Initialization Library) pela primeira vez no Github. Este é um redesenho fundamental do firmware anteriormente conhecido como Agesa (AMD Generic Encapsulated Software Architecture).

Essa decisão da AMD não deve apenas aumentar a segurança e facilitar o dimensionamento, mas também garantir que o firmware do sistema moderno, como a inicialização do núcleo, seja executado nos chips AMD.

O código agora disponível parece ter vindo de um longo período de trabalho preliminar e compreende mais de 500 arquivos e cerca de 100.000 linhas de código e instruções de configuração. Especificamente, existem três bibliotecas diferentes que fazem a inicialização real e fornecem funções específicas da plataforma e funções auxiliares. Este código, escrito em C, deve poder ser integrado diretamente no firmware host dos OEMs.

amd-disponibiliza-pela-primeira-vez-o-codigo-do-opensil-no-github

OpenSIL

De acordo com o anúncio, o projeto OpenSIL da AMD foi criado há cerca de dois meses como um projeto de colaboração com os principais especialistas em inicialização da 9Elements e o desenvolvedor de firmware AMI. Além disso, estão as operadoras de servidores e data centers AWS, 3mdeb, Datacom, Google e Meta, além da start-up Oxide, especializada em integração e dimensionamento.

Até agora, no entanto, o OpenSIL foi implementado apenas como um estudo de viabilidade para uma plataforma de referência das CPUs Epyc de quarta geração da AMD, também conhecidas como Genoa. O objetivo é, portanto, aparentemente uma fase de teste de base ampla com as empresas envolvidas e outros clientes interessados.

No entanto, o projeto ainda não está completo, por exemplo, falta a documentação completa porque a AMD ainda não a lançou. De acordo com os planos atuais, o código OpenSIL não será usado produtivamente até 2026. Ainda não está claro se ele também será usado para as CPUs de consumo da série Ryzen ou apenas para as CPUs de servidor da série Epyc.

De qualquer forma, mais informações devem chegar até nós, em breve. A publicação do código do OpenSIL no GitHub pode trazer ainda mais segurança para ele.