Nesta semana, o recurso DRM foi enviado para o Linux 5.4. Do mesmo modo, a AMD envia lote inicial de correções para o Linux 5.4.
Esse novo pull do AMDGPU não é estritamente corrigido. Porém, como previsto, inclui o suporte à Dali APU recentemente relatado. Dali e Renoir – também recém-suportados no Linux 5.4 – são algumas das APUs da AMD em 2020. Dali terá como alvo o limite inferior do espectro esperado para valor móvel/incorporado. A partir do código do driver, Dali parece uma versão mais recente das APUs Picasso de geração atual. Dali e Renoir são baseados na arquitetura Vega.
AMD envia lote inicial de correções para o Linux 5.4
Além dessa correção de correções AMDGPU com a habilitação de Dali, também há mais IDs PCI Navi 12 e Navi 14 – inclusive para o Navi “workstation”. Contudo, os dispositivos Navi 12/14 agora são sinalizados como “experimentais” para Linux 5.4 e ocultos atrás de um sinalizador de recurso.
Quanto às correções, esse pull tem uma correção para problemas de largura de banda ao acionar vários monitores no Vega 20, um possível ops no código de computação AMDKFD para GPUs do Havaí, uma correção no nível de luz de fundo após a suspensão e retomada de algumas APUs e uma algumas outras correções aleatórias.
Felizmente, pelo menos, o Navi 10 (série Radeon RX 5700) não possui grandes correções nesse recurso. Então, parece que deve ser bastante estável com o código atual. A lista completa de correções AMDGPU para esse pull pode ser encontrada no dri-devel.
AMD atrasa a terceira geração de Threadripper e Ryzen 9 3950X até novembro
Enquanto os processadores Ryzen 9 3950X e 3rd Gen Ryzen Threadripper estavam a caminho de serem lançados em outubro com atualizações há algumas semanas, hoje a AMD anunciou um pequeno atraso no lançamento desses novos processadores.
A AMD acabou de compartilhar a seguinte declaração:
Estamos nos concentrando em atender à forte demanda de nossos processadores AMD Ryzen de terceira geração no mercado e agora planejamos lançar o AMD Ryzen 9 3950X e os membros iniciais da família de processadores AMD Ryzen Threadripper da 3ª geração em volume em novembro deste ano. Estamos confiantes de que, quando os entusiastas colocarem as mãos no primeiro processador de desktop de 16 núcleos do mundo e em nossa próxima geração de processadores de desktop de última geração, a espera valerá a pena.
Portanto, o processador Ryzen 9 3950X de 16 núcleos e os processadores de terceira geração Ryzen Threadripper serão atrasados em um mês.
A AMD também compartilhou uma imagem do 3rd Gen Threadripper que indica que essas novas CPUs HEDT começarão com opções de 24 núcleos.
Via Phoronix