Houve um tempo em que o AmigaOS era um dos sistemas operacionais mais avançados do planeta . Em 1994, no entanto, foi o começo do fim. A Commodore estava lançando o AmigaOS 3.1, que acabaria se tornando a última versão disponível do sistema operacional original desses lendários computadores.
O espírito do Amiga foi mantido vivo graças aos entusiastas desta plataforma e empresas como a Hyperion Entertainment. Eles publicaram o AmigaOS 3.1.4, que chega 24 anos depois, como uma atualização muito mais ambiciosa do que parece.
AmigaOS segue (surpreendentemente) vivo
A Haage & Partner foi a primeira a continuar o trabalho do Commodore. Ela foi responsável pelo desenvolvimento das versões do AmigaOS 3.5 e 3.9. Eles adicionaram grandes melhorias ao sistema operacional e começaram a abrir as portas para a arquitetura PowerPC .
No entanto, foi a empresa belga Hyperion Entertainment, que a partir de 2004 começou a trabalhar na OS4.0, totalmente orientada em processadores PowerPC.
O anúncio diz que esta versão “é uma atualização tão importante quanto foi o AmigaOS 3.9 , e excede em robustez e estabilidade”.
Entre as características a serem destacadas, estão:
- a inclusão de Kickstart ROM – 20 módulos que facilitam a compatibilidade com diferentes computadores Amiga (do Amiga 500 a 4000T);
- o “atualizado” Workbench é “tão potente como o da versão 3.9 “.
- Além disso, o console AmigaOS (CLI/Shell) foi aprimorado com novos comandos e suporte de pipes, links simbólicos ou nomes extensos de arquivos.
- Suporte para novos sistemas de arquivos;
- inclusão de novos drivers de impressora;
- novo conjunto de ícones adicionado aos tradicionais.
O preço desta atualização é de 29,95 euros , e pode ser comprada como um download no site oficial da empresa para cada um dos computadores suportados.