Após anos e anos sem dar a devida atenção aos tablets, o Google finalmente intensificou as coisas novamente com o Android 12L, uma versão om foco em aprimoramentos para tablets, dobráveis ??e outras telas grandes.
Embora o Android 12L tenha acabado de ser lançado na versão estável, ele não chegou a nenhum dispositivo relevante que pudesse realmente se beneficiar dele, mas o Google está apenas começando.
A empresa compartilhou um vídeo do YouTube em seu canal Android Developers, falando sobre como os tablets e outros dispositivos de tela grande devem dominar os laptops em número de remessas e como os desenvolvedores devem repensar suas abordagens mobile-first.
Rich Miner, cofundador do Android e agora CTO de tablets, fala sobre como os primeiros tablets Android foram usados ??principalmente como dispositivos de consumo de mídia em vez de máquinas de criação de conteúdo, com o uso e as remessas estagnando ao longo dos anos, pois esse praticamente permaneceu o único caso de uso para Android em telas grandes.
Miner até reconhece que, sem nenhuma otimização por parte do Google, mas sim empurrões de fabricantes terceirizados, esses tablets crescentes com acessórios de teclado estavam começando a ser usados ??para criatividade e produtividade, com a pandemia de Covid-19 servindo como acelerador.
Android 12L
Com o Android 12L, o Google está finalmente de volta ao próprio jogo e fornece algumas ferramentas padronizadas para desenvolvedores e fabricantes de dispositivos, dando-lhes orientações sobre como projetar interfaces de aplicativos em telas grandes.
Na verdade, a empresa espera fornecer as ferramentas para fazer os aplicativos dimensionarem bem nas orientações paisagem e retrato em tablets e dobráveis, com a barra de tarefas do Android 12L permitindo alternar rapidamente entre aplicativos de produtividade e oferecendo uma maneira fácil de entrar em tela dividida.
Com o crescimento do mercado de tablets Android, uma mudança no foco dos desenvolvedores é necessária. Embora o Google provavelmente pudesse ter começado a capitalizar essa tendência muito antes, não fez muito para ajudar seus fabricantes terceirizados até recentemente.
A empresa negligenciou tablets e dispositivos de tela grande por um longo tempo, com o Google não vendendo mais hardware próprio e não adicionando novos recursos inovadores à versão padrão do tablet Android.
Apesar da empresa ainda não oferecer tablets ou dobráveis ??próprios, o Android 12L marca uma mudança decisiva em suas prioridades, sendo o primeiro lançamento da empresa voltado quase exclusivamente para telas grandes, assim como o Honeycomb de 2011.
Via: AndroidPolice