O novo Android 13 Developer Preview 2 que acaba de ser anunciado inclui permissões de notificação. No entanto, esta ainda não é uma versão para uso do público em geral. Porém, se tiver conhecimento suficiente e estiver executando a visualização do desenvolvedor do Android 13 no seu smartphone Pixel, é hora de atualizar.
O Google anunciou nesta semana o lançamento da segunda prévia do desenvolvedor. A primeira prévia do desenvolvedor foi lançada no início de fevereiro. Assim, ela trouxe mudanças mínimas de design para o sistema operacional móvel que alimenta bilhões de dispositivos em todo o mundo. Em vez disso, a atualização se concentra em melhorias de privacidade, como limitar a quais fotos um aplicativo tem acesso. Com a segunda prévia do desenvolvedor, o Google está adicionando ainda mais recursos de privacidade ao Android 13.
Os aplicativos agora precisam solicitar permissão para enviar notificações. Embora não seja um recurso de privacidade direto, certamente é um que está muito atrasado no Android. Mesmo os aplicativos que não foram atualizados para o tempo de execução do Android 13 terão uma caixa de diálogo do sistema, tornando as permissões de notificação um recurso básico do Android 13, independentemente da idade do aplicativo.
Android 13 Developer Preview 2 inclui permissões de notificação
Há também uma nova API de permissão de desenvolvedor downgrade que permitirá que os desenvolvedores revoguem automaticamente as permissões que o aplicativo exigiu em um ponto, mas não precisa mais. Esta é uma boa API, mas exigirá que os desenvolvedores façam a coisa certa.
Existem várias atualizações mais importantes adicionadas ao Android 13, incluindo quebra de texto em japonês aprimorada, APIs de conversão de texto, fontes vetoriais de cores e melhorias no áudio Bluetooth LE.
O Google está pedindo aos desenvolvedores que testem seus aplicativos agora para garantir a compatibilidade com o Android 13 a tempo do lançamento do Android 13 Beta 1, atualmente programado para lançamento público em abril.
Como lembrete, a visualização do desenvolvedor do Android 13 é compatível com o Pixel 4 e versões mais recentes. Antes de baixar e instalar o sistema é bom pesquisar para não causar problemas no seu aparelho.
Android 13 dará aos smartphones Pixel a capacidade de transmitir apps para Chromebooks ou PCs
Android 13 que permitirá transmitir aplicativos para seu Chromebook ou PC com Windows, usando um aplicativo da Web especial para ativar o recurso em ambas as máquinas.
Ao contrário de outros serviços entre dispositivos que simplesmente espelham a tela do seu telefone, este funciona de maneira um pouco diferente. Ele transmite uma tela virtual separada do seu dispositivo Pixel para seu laptop ou computador desktop. Isso permite que você use outros aplicativos na tela principal do seu telefone normalmente enquanto transmite outro aplicativo para seu Chromebook ou PC sem interferir em nenhuma das operações.
Via ZDNet